Aprendendo com aviões de papel: metodologias ativas no ensino em Engenharia de Produção

Autores

  • Marcelo Battesini Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Lúcia Souza Silva Mateus Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Metodologia Ativa de Aprendizagem, Engenharia de Produção, Projeto de Experimentos

Resumo

As práticas docentes adotadas interferem no processo e nos resultados de aprendizagem. Este artigo tem o objetivo de avaliar os resultados da implantação de aprendizado baseado em problemas e em projetos na disciplina de Projeto de Experimentos de um curso de Engenharia de Produção, em uma instituição de ensino superior pública. A investigação se valeu de um estudo de caso único, que aplicou ferramentas quantitativas e adotou como procedimento de coleta a pesquisa de levantamento. A dinâmica metodológica utilizada é descrita em detalhe, com ênfase em um conjunto de cinco problemas sequenciais e inter-relacionados coletivamente denominados de aprendendo com aviões de papel. O planejamento experimental sequencialmente implementado foi um projeto fatorial completo aleatorizado com 15 repetições e três fatores controláveis (tipo de papel, tamanho do papel e tipo de avião) oportunizou ilustrar a identificação do um ajuste ótimo para a situação não trivial, na presença de interação tripla significativos entre fatores na ANOVA. Em relação ao experimento, concluiu-se que o melhor ajuste é construir aviões que percorrem a maior distância linear é utilizar papel jornal, do tamanho A5 e o tipo de avião 3. As vantagens caracterizadas na literatura foram percebidas na avaliação do aprendizado realizada, destacando-se o grande percentual de frequência às aulas (92,1%), a alta avaliação do docente (9,59) e a nível de aprendizado similar às outras quatro ocorrências da disciplina em anos anteriores (nota média 8). Resultados positivos que envolvem um aprendizado institucional e estimulam o prosseguimento do uso de metodologias ativas em ocorrências futuras da disciplina.

Biografia do Autor

  • Marcelo Battesini, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, em 2008). Desde 2010 atua como professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Linhas de pesquisa Engenharia de Operações e Processos da Produção e Engenharia da Qualidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9063-0959.
  • Ana Lúcia Souza Silva Mateus, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, em 2012). Desde 2010 atua como professora Adjunta no Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa de Probabilidade e Estatística com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas (subáreas de Planejamento de Experimentos e Estatística Espacial/Processo Pontual)

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Publicado

2019-07-13