Estratégias de ensino em disciplinas de uma universidade: fenômenos de transporte e mecânica dos fluidos

Autores

  • Gabriel Girardi Pan Universidade Federal de Pelotas
  • Willian Cézar Nadaleti Universidade Federal de Pelotas
  • Vitor Alves Lourenço Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, cursos de engenharia, técnicas didáticas

Resumo

Levando em conta a importância das disciplinas de Fenômenos de Transporte e Mecânica dos fluidos nos cursos de engenharia e no mercado de trabalho, se busca um parâmetro nacional para comparação de rendimento dos alunos de graduação nessas disciplinas, tendo em vista as possíveis causas que possam levar os alunos a desistirem ou reprovarem nesses cursos. Diante desse cenário, é notória a necessidade das universidades desenvolverem estratégias didáticas e pedagógicas para que um dia se chegue em um ensino de excelência, e, consequentemente, reduzir os índices de evasão e reprovação. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar três semestres das disciplinas supracitadas nos anos de 2016 e 2018 ministradas na Universidade Federal de Pelotas, totalizando sete turmas de Fenômenos de Transporte e seis turmas de Mecânica dos Fluidos.

Biografia do Autor

  • Gabriel Girardi Pan, Universidade Federal de Pelotas
    Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas, atuou como Tesoureiro do capítulo estudantil UFPel AAPG Student Chapter, como Auxiliar de Projetos na Empresa Jr. (EngGeoSul) da UFPel e como bolsista no Projeto de Ensino de Monitoria da Disciplina de Fenômenos de Transporte.
  • Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas
    Graduação em Engenharia Ambiental (UNESP 2012), graduação em Licenciatura em Física (UTFPR 2014), Mestrado em Engenharia de Energia (UNIOESTE 2014), doutorado em Engenharia Ambiental (UFSC 2017), pós-doutorado pela Silesian University of Technology – Polônia, 2018. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, vinculado ao Centro de Engenharias – Ceng, integrando o colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCAmb.
  • Vitor Alves Lourenço, Universidade Federal de Pelotas
    Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (UFPel 2017), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCAmb na Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2019-08-01