AVANÇO DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO CIVIL

Autores

  • Humberto Mycael Mota Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • Donisete de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana Instituto Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

ensino, desenho técnico civil, BIM

Resumo

O mercado de trabalho está sempre passando por diversas modificações impulsionadas pelas tecnologias. No ramo da construção civil, é observando frequentemente até mesmo na elaboração de projetos com a criação de novos softwares. As instituições de ensino devem estar atentas a essas mudanças, pois os alunos devem concluir seus cursos preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Pensando nisso, observou-se o avanço das ferramentas utilizadas na elaboração dos desenhos técnicos civis, indo desde os desenhos com o auxílio da prancheta até os softwares mais modernos e importantes para o desenvolvimento profissional. Logo, o presente trabalho apresenta as principais ferramentas usadas no ensino do desenho técnico civil (prancheta, sistema CAD e BIM), além da realização de uma pesquisa de campo com estudantes do curso técnico em edificações sobre as novas ferramentas de desenho e a implantação do ensino do sistema BIM, bem como recomendações para inserir o sistema BIM no âmbito escolar.

Biografia do Autor

  • Humberto Mycael Mota Santos, Instituto Federal de Pernambuco
    Mestre em Engenharia Civil e Ambiental com ênfase em Estruturas e Materiais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2019). Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Pós-graduando em Docência pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP, 2016). Atualmente é Professor no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Caruaru, do Curso Técnico em Edificações, além de atuar em pesquisas com foco na utilização de resíduos e subprodutos industriais e urbanos como materiais de construção.
  • Donisete de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais
    Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (MT-2019). Pós-graduando em Gestão e Perícia Ambiental pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (MT-2018). Pós-graduando em Sistema de Proteção Elétrica pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia (MT-2019). Graduado em Engenharia de Controle e Automação com Modalidade Eletricista pela FAC Educacional Ltda (MT-2018). Atualmente cursando o quinto período de Licenciatura em Tecnologia Educacional pela UFMT-MT.
  • Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana, Instituto Federal de Minas Gerais
    Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP – 2015). Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG – 2009). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). É coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG campus Avançado Arcos. Preside o Colegiado do Curso e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG campus Avançado Arcos.

Downloads

Publicado

2021-04-19