UMA VISÃO MODERNA DO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO MECÂNICO VIA CAD INTEGRADO À MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO

Autores

  • Douglas Domingues Bueno Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Camila Gianini Gonsalez-Bueno Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rodrigo Borges Santos Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Ensino de desenho técnico, CAD, Integração, Matemática e Computação

Resumo

O desenho técnico mecânico é relevante ferramenta para projeto e fabricação de peças e máquinas. Tem seus princípios baseados em geometria descritiva, e evoluiu de prática totalmente manual, empregando elementos como papel e lápis, para operações de maior produtividade envolvendo programas computacionais (CAD, do Inglês Computer Aided Design). Embora a elaboração de desenhos técnicos em papel permita se desenvolver importantes habilidades, os educandos em engenharia têm sido levados também a se dedicarem a praticar o uso de interface gráficas de software de CAD. Esta nova realidade cria uma excelente oportunidade de ampliar a formação em desenho técnico integrando fundamentos de matemática e computação para explicar, de forma ilustrativa, o funcionamento básico de programas computacionais de CAD. Esta visão permite ampliar o aprendizado, de forma complementar e consiste com a formação em engenharia mecânica. Assim, o presente artigo traz esta reflexão, citando exemplos de como se pode gerar a integração do desenho técnico mecânico com fundamentos de matemática e computação associados aos programas de CAD.

Downloads

Publicado

2021-10-07