METODOLOGIA PBL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTIUNADA EM SERVIÇO NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Palavras-chave:
PBL, Formação continuada em serviço, EngenhariaResumo
O presente artigo traz um estudo acerca da compreensão docente à luz da metodologia PBL (Project Based Leraning) realizado em uma Unidade Acadêmica de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região Nordeste do Brasil no Estado de Pernambuco. O objetivo da pesquisa foi investigar a concepção dos docentes de uma Unidade Acadêmica sobre a PBL e a possível contribuição da formação continuada em serviço acerca da prática docente à luz da PBL. Para atingir este objetivo, o percurso metodológico escolhido foi o de uma pesquisa qualitativa utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados com docentes que lecionam a Unidade Curricular denominada de Tópicos 1 dos cursos de Engenharia, Unidade Curricular esta que é lecionada no 1º período e que tem como referência a PBL. Os dados foram analisados tomando-se por base a análise de conteúdo de Bardin. Este trabalho possibilitou um direcionamento para uma efetiva formação docente que contemple atender aos desafios do processo de ensino e aprendizagem que se aproximam de novas metodologias, servindo também como ponto norteador quanto ao projeto educativo PBL que é desenvolvido em uma Unidade Acadêmica em formação de uma Universidade Federal do Nordeste.