PROPOSTA DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA PARA A DISCIPLINA MECÂNICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Caio Guimarães Maioli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
  • Leandro Marochio Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
  • Márcio Colodete Sobroza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)

Palavras-chave:

Sala de aula invertida, práticas pedagógicas, Mecânica estática, equilíbrio de corpos

Resumo

A metodologia Sala de aula invertida demonstra grande potencial por envolver o aluno de forma ativa e participativa no processo de aprendizagem. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de prática pedagógica sobre a Sala de aula invertida na disciplina de Mecânica para cursos de Engenharia, com o objetivo de incentivar os alunos a construir autonomia e responsabilidade nos estudos e a aumentar o interesse pela disciplina. Para tal, é elaborada uma sequência didática com cinco momentos, seguindo os princípios dessa metodologia. Cada um desses momentos se inicia com o professor disponibilizando material para que os alunos estudem em ambiente extraclasse e culminando em aulas presenciais, nas quais, inicialmente, ocorre uma breve discussão dos principais tópicos e, em seguida, os alunos resolvem exercícios em grupos, propostos pelo professor. O último momento será a aplicação de uma prova escrita individual. Espera-se que essa proposta possa ser aplicada em sala de aula com o objetivo de desenvolver o protagonismo estudantil, muitas vezes cerceado pelas metodologias conservadoras.

 

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Publicado

2025-05-15