UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS ALTERNATIVAS NO ENSINO APLICADO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Autores

  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria
  • Gabriel de Morais Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara
  • Leticia Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara

Palavras-chave:

Transferência de Calor, Metodologias de Ensino, Métodos Computacionais, Software livre

Resumo

A transferência de calor é o processo pelo qual a energia térmica é trocada entre corpos devido a diferenças de temperatura. Existem três mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. Diante disso, durante a graduação, os alunos enfrentam exercícios complexos em várias disciplinas, como Transferência de Calor, onde a solução analítica pode se tornar bastante desafiadora. A ausência de metodologias alternativas para resolver esses problemas pode resultar em um processo de ensino-aprendizagem ineficaz e, muitas vezes, desmotivador. Portanto, é essencial adotar abordagens pedagógicas diversificadas, como métodos numéricos e simulações computacionais, para facilitar a compreensão e a aplicação dos conceitos, promovendo um aprendizado mais eficaz e envolvente. Dessa forma, este trabalho apresenta e explora diferentes métodos, utilizando exclusivamente ferramentas numéricas gratuitas, para resolver problemas matematicamente complexos, baseando a análise em uma situação-problema na área de Transferência de Calor aplicada. A acuracidade das diferentes metodologias utilizadas foi validada a partir dos resultados obtidos na formulação clássica do método de Newton-Raphson. O uso de softwares livres foi constatado como uma alternativa eficaz para metodologias de ensino-aprendizagem e pesquisas, especialmente diante de restrições orçamentárias. Demonstrou-se que as ferramentas numéricas utilizadas não apenas oferecem exatidão comparável às tradicionais, mas também diversificam abordagens pedagógicas, promovendo inclusão e motivação entre os estudantes. Além de reduzir a retenção e evasão em disciplinas com alto formalismo matemático, os softwares utilizados mostraram-se acessíveis, fáceis de usar e altamente aplicáveis no contexto acadêmico e profissional, enriquecendo significativamente a formação e aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

  • Sílvio Aparecido Verdério Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara - Departamento da Indústria

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Araraquara. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fluidodinâmica Computacional (CFD), Fluidização, Fenômenos de Transporte aplicados à Bioengenharia, Cogeração, Formas Não Convencionais de Energia e OpenFOAM®.

  • Gabriel de Morais Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara
    Graduando em Engenharia Mecânica no IFSP, Instituto Federal de São Paulo, com formação prevista para 2025. Participo do projeto de Iniciação Científica na área de Sistema dinâmico não-linear,Teoria do Caos e Simulação computacional através do SISPLEXOS, Laboratório de Sistemas Complexos-UNESP, desde o ano de 2022.Durante o projeto, desenvolvo conhecimentos atrelados a Investigação do sistema através de técnicas usuais de dinâmica não-linear, Retrato de Fase, Mapas e seções de Poincaré, Espectro de Frequência (FFT), e teoria da estabilidade de sistemas dinâmico com a teoria de Lyapunov, trabalhando com software de simulação computacional MATLAB e OCTAVE. Orientado pelo professor Dr.Fábio Roberto Chavarette.Também, sou Bolsista FAPESP,Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, no programa de Iniciação Científica na área de Mecânica dos Sólidos com enfoque em Dinâmica não linear, e teoria do caos,o trabalho tem o titulo "Bioengenharia: O estudo da dinâmica não linear de um sistema neuronal. Além disso, faço parte do time de Trainee da AlphaMec Jr. atuando no setor Comercial da empresa, na área de vendas, contato com leads, mapeamento de clientes, aplicando as técnicas de funil de vendas ( visitantes, leads, oportunidades, clientes), utilizando a prospecção passiva e ativa, fazendo a interligação com o setor de projetos e diretoria, trabalhando com modelagem 2D/3D CAD ( Autocad e Inventor) e CAE- simulação para engenharia.
  • Leticia Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara
    Sou formada em dois cursos no SENAI, Mecânico de Usinagem e Técnico em Mecânica. Atualmente estou cursando o 3º ano de Bacharelado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Araraquara. Sou bolsista de Iniciação Científica pela Agência FAPESP, cujo projeto visa o estudo da estabilidade de uma estrutura de levitação magnética, orientada pelo professor doutor Fábio Roberto Chavarette.

Downloads

Publicado

2024-10-01