PROPOSTA DE AULA SOBRE CARACTERIZAÇÃO DE POROSIDADE EM CERÂMICOS APLICANDO METODOLOGIAS ATIVAS, PDI E USANDO O IMAGEJ
Palavras-chave:
Microscópio, Metodologia Ativa, Processamento de Imagens, porosidadeResumo
Entre as atividades utilizadas por profissionais das mais diferentes áreas de atuação, seja na indústria, na pesquisa acadêmica ou na área de saúde, encontra-se a medição de amostras. Um dos recursos possíveis para atingir essa finalidade é a microscopia quantitativa e, neste sentido, é de grande relevância a formação de profissionais qualificados para realizá-la. Este trabalho apresenta um plano de aula, baseado em metodologias ativas, propondo a realização de medições de porosidade em material cerâmico e utilizando o Processamento Digital de Imagens (PDI), cuja análise seja realizada por meio de um software de domínio público, o ImageJ. Com tal objetivo, foram elaborados um “Plano de aula” e um “Guia de estudo” para serem empregados no desenvolvimento da aula, apresentando-se um exemplo de aplicação da metodologia proposta, mais especificamente, uma análise realizada em imagens de cerâmicas de carbeto de silício (SiC). Essas imagens ficarão à disposição do docente, visando auxiliá-lo no momento da aplicação da atividade. Importante ressaltar que, apesar de proposta apresentada utilizar uma amostra cerâmica, a metodologia descrita pode ser aplicada a diferentes ramos da Engenharia e das Ciências.
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