MONTAGEM DE PLATAFORMAS DE PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS EM PEÇAS LEGO® PARA FINS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Maquetes, Ensino-Aprendizagem, Plataformas, Petróleo e GásResumo
O artigo propõe apresentar o desafio de construir cinco maquetes de plástico, feitas com peças encaixáveis do tipo Lego®, de plataformas de perfuração e produção de poços de óleo e gás. As maquetes servirão como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem das teorias relacionadas às disciplinas introdutórias de Engenharia de Petróleo e Submarina em cursos de Engenharia, visando à melhoria da compreensão dos alunos, ao estímulo da visão crítica e ao interesse pelo conteúdo. Além disso, está prevista sua aplicação na disciplina Expressão Gráfica, em que servirão como objetos tridimensionais para os conteúdos programáticos relativos à construção de vistas ortográficas e perspectivas. Ao final, após uma breve descrição dos tipos de plataformas criadas e do processo de elaboração, marcado por grande criatividade e dedicação, as maquetes serão apresentadas por meio de registros fotográficos. Há, ainda, a previsão de apresentação em eventos internos da universidade e à comunidade externa.
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