DO PROTÓTIPO À INDÚSTRIA: INICIAÇÃO CIENTÍFICA A DISTÂNCIA COM ESP32 E OPENPLC NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
Palavras-chave:
Iniciação Científica, ESP32 , OpenPLC, Educação Aberta, automação industrialResumo
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de Iniciação Científica realizado de forma remota, no qual um estudante de Engenharia do interior de São Paulo, orientado a distância por uma professora em Curitiba, projetou, programou e validou um sistema de partida estrela-triângulo para motor trifásico utilizando ESP32 e OpenPLC. Inicialmente concebido como um protótipo, o projeto foi posteriormente implementado e testado em um ambiente industrial real, com apoio técnico da equipe de manutenção da empresa. A metodologia, fundamentada nos princípios da Educação Aberta e alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), integrou teoria, prática e contexto local, com ênfase na aprendizagem baseada em competências. Ao longo do processo, o estudante desenvolveu habilidades-chave como resolução de problemas, fluência em tecnologias abertas, experimentação prática, comunicação técnica e autonomia profissional. Os resultados confirmam a viabilidade de soluções educacionais de baixo custo e alto impacto e destacam o potencial da Iniciação Científica para promover inovação e fortalecer a relação entre universidade, indústria e comunidades locais
Referências
BEZERRA, I.; SCHIVANI, M.; FONTOURA, G. Solar ultraviolet radiation: didactic prototype and investigations in northeastern Brazil. Physics Education, [s. l.], v. 59, n. 6, p. 065010, 1 nov. 2024.
CHERIFI, T.; SALAG, A.; KERROUCHI, S. Development of an educational low‐cost and ESP32‐based platform for fundamental physics. Computer Applications in Engineering Education, [s. l.], v. 31, n. 6, p. 1796-1807, nov. 2023.
KAIRUZ-CABRERA, D. et al. Proposal of a programmable logic controller based on open hardware. ITEGAM- Journal of Engineering and Technology for Industrial Applications (ITEGAM-JETIA, [s. l.], v. 9, n. 42, 2023.
MÁRQUEZ-VERA, M. A. et al. Microcontrollers programming for control and automation in undergraduate biotechnology engineering education. Digital Chemical Engineering, [s. l.], v. 9, p. 100122, dez. 2023.
NASSIF, R. José Martí. [S. l.]: Editora Massangana(Coleção educadores), 2010.
OKADA, A. A self‐reported instrument to measure and foster students’ science connection to life with the CARE ‐ KNOW ‐ DO model and open schooling for sustainability. Journal of Research in Science Teaching, [s. l.], v. 61, n. 10, p. 2362-2404, dez. 2024.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A Educação Aberta com Ciência Aberta e Escolarização Aberta para Pesquisa e Inovação Responsáveis. In: TEIXEIRA, C. S.; SOUZA, M. V. D. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. [S. l.]: Editora Blucher, 2018. 2025.
RODRIGUES ALVES, T. et al. OpenPLC: An open source alternative to automation. In: 2014 IEEE GLOBAL HUMANITARIAN TECHNOLOGY CONFERENCE (GHTC), out. 2014. Anais… IEEE Global Humanitarian Technology Conference (GHTC 2014). San Jose, CA: IEEE, out. 2014. p. 585-589. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/document/6970342/. Acesso em: 23 abr. 2025.
