O mercado de trabalho vem exigindo do profissional de engenharia civil cada vez mais competência que supere a simples aquisição de informações. Suas aptidões devem privilegiar a tomada de decisões diante das diversas situações-problema de sua vida profissional, sempre buscando as melhores alternativas diante das situações mais adversas. Entretanto, para o engenheiro civil, a universidade ainda possui uma distância da vida prática. Nos dois primeiros anos do curso de engenharia, o educando não começa a ter efetivamente contato com as disciplinas profissionalizantes. Os cursos, em geral, ainda são profundamente teóricos, levando o aluno ao questionamento sobre a aplicabilidade desses conhecimentos em sua vida profissional. Tal distorção conduz à desmotivação, que mais adiante no curso, se transformará em dificuldades teóricas na assimilação dos conceitos das matérias tecnológicas. Deste modo, este artigo apresenta uma proposta de aplicação prática dos conceitos desenvolvidos durante o ciclo básico do ensino de engenharia civil, em situações de análise de sistemas estruturais, preparando o aluno para as matérias profissionalizantes. É importante mencionar que este trabalho é resultado de duas iniciações científicas realizada pelo aluno em co-autoria do artigo. A proposta é mostrar os resultados e experiências adquiridas pelo educando a ponto de propor novas metodologias de ensino no ciclo básico e médio do curso de engenharia civil.