FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NA SALA DE AULA: MINIMIZANDO O DESCOMPASSO ENTRE CONHECIMENTO ACADÊMICO E REALIDADE

Autores

  • Viviana Cocco Mariani
  • Emerson Martim

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v26i1.230

Resumo

As aulas práticas de laboratório computacional têm como característica principal a participação efetiva dos alunos, o que se reflete no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, deve-se ter cuidado para que nas aulas de laboratório computacional os alunos não tenham a simples incumbência de averiguar a parte teórica, mas, sim, que participem ativamente, construindo novas conjecturas e explorando a criatividade no entendimento físico e na resolução de problemas aplicados. Com este objetivo, o presente trabalho visa relatar as experiências vivenciadas pelos autores na integração de aulas teóricas e práticas. Em especial, descreve-se uma das aplicações apresentadas em sala de aula, a síntese de amônia. Pela modelagem matemática desta aplicação, obtém-se um sistema de equações lineares, o qual é resolvido por meio de um dos aplicativos Matlab, Maple, Scilab e Excel. Um breve comparativo entre tais aplicativos é apresentado. Na solução numérica de aplicações observa-se que ocorre um melhor aproveitamento por parte dos alunos, levando-os a uma postura ativa diante dos instrumentos apresentados e capacitando-os a interpretar os fenômenos físicos envolvidos nos problemas propostos. Os resultados obtidos em sala de aula mostram que estudos de casos aplicados permitem que o ensino não seja fragmentado.

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Publicado

2008-07-27

Edição

Seção

Artigos