COMPOSIÇÃO CONCEITUAL DE UM CENTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA ENGENHARIA (CEPEDAPE)

Autores

  • Luís Carlos Passarini Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo
  • Nídia Pavan Kuri Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo CETEPE (Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia)

Palavras-chave:

Ensino inovador, aprimoramento do ensino, diagnóstico de perfis de aprendizagem, espaços colaborativos, ensino e aprendizagem de Engenharia, Resolução 11/2002 CNE/CES.

Resumo

A educação é dinâmica e mais intensa na medida em que galgamos seus níveis mais elevados, como o nível superior e a pós-graduação. Tratando especificamente do ensino e aprendizagem de engenharia, a partir da década de 1980, a preocupação com a formação do engenheiro tornou-se mais evidente. Enquanto nos EUA surgia a Engineering Education Research (EER), motivada pelas preocupações com a competitividade e quantidade de engenheiros graduandos daquele país, no Brasil, essa preocupação só aconteceu recentemente. Com a revogação da resolução federal CFE 48/76 e subsequente substituição pela resolução CNE/CES 11/2002, o ensino de engenharia no Brasil se viu diante de muitos desafios que demandam soluções criativas e inovadoras. Tais demandas suscitaram oportunidades para mudanças nos paradigmas de ensino-aprendizagem em vigor. O objetivo deste artigo é: a partir de novos conceitos, propor um Centro de Pesquisa em Educação e Aprendizagem para Engenharia, com o propósito de: 1) prospectar, discutir, avaliar e validar estratégias e ambientes de ensino-aprendizagem; 2) capacitar e aprimorar o fator humano envolvido visando à implementação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem nos cursos da engenharia, à luz da CNE/CES 11/2002 e das novas oportunidades oferecidas pelas tecnologias de ensino e aprendizagem; e 3) apresentar e discutir conceitos que visam a criar e explorar no CEPEDAPE novos ambientes colaborativos de aprendizagem. Ao final deste trabalho, fazemos uma avaliação prospectiva dos ganhos esperados ao se investir nessa iniciativa.

Biografia do Autor

  • Luís Carlos Passarini, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo
    Possui graduação em Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Aeronaves pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Mecânica (1993) e livre docência (2009) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado MS-5.1 da Universidade de São Paulo em São Carlos. Tem experiência nas áreas de Design Automotivo e Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica e Controle de Sistemas Mecânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica e controle eletrônico de motores de combustão interna (modelagem e simulação, hardware e software para injeção eletrônica, sensores e atuadores); simulação e otimização de sistemas de controle distribuídos via redes de campo e uso racional e economia de energia; interação de agentes físicos sobre sistemas biológicos; biodesign; acupuntura sob a ótica da medicina tradicional chinesa (MTC); ensino e aprendizagem de Engenharia. Foi Diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo de 2011 a 2014. É coordenador/orientador da equipe EESCuderia Mileage para eficiência energética veicular
  • Nídia Pavan Kuri, Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo CETEPE (Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia)
    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é educadora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estilos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de engenharia, planejamento de ensino-aprendizagem, métodos e técnicas instrucionais, tipos psicológicos e aprendizagem, capacitação docente, avaliação do ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-01-18