REPENSANDO A GRADE CURRICULAR E A APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Autores

  • Antonio Marozzi Righetto Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós Graduação em Engenharia Sanitária da UFRN

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, revolução da informação, grade curricular.

Resumo

O ensino tradicional, baseado em grade curricular rígida, com elenco de disciplinas em que cada uma é desenvolvida de forma paternalista pelo docente, com cobranças e matérias bem delineadas e específicas, é discutido neste trabalho. Na era da informação, em que o conhecimento existente está disponível pelo menos em nível de graduação, acredita-se que é preciso oferecer maior liberdade à aprendizagem, na busca de informação, discussão de conceitos e em aplicações ao mundo real, com trabalhos orientados, mas com responsabilidade de acordo com a progressão de maturidade do estudante de engenharia. Este artigo faz alguma reflexão sobre a abordagem do ensino-aprendizagem, convidando as coordenações de cursos e os docentes de disciplinas a ousarem em implantar uma dinâmica de aprendizagem em que os atores principais sejam os estudantes.

Biografia do Autor

  • Antonio Marozzi Righetto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós Graduação em Engenharia Sanitária da UFRN

    Professor Titular aposentado pela UFRN e Professor Associado aposentado pela USP-São Carlos

    Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento

    Pesquisador e Professor de Hidráulica, Hidrologia, Recursos Hídricos, Drenagem Urbana, Metodos Computacionais

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Publicado

2018-01-18