Atividades Complementares: Uma Abordagem Pedagógica para Mudar o Ensino de Engenharia

Autores

  • Adriana Maria Tonini
  • Maria de Lourdes Rocha de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v28i1.402

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos em pesquisa com a amostra de engenheiros formados entre 1976 e 2007 nas modalidades de engenharia civil e elétrica sobre como as Atividades Complementares presentes na resolução 11/2002 (CNE/CES) vêm promovendo a mudança do perfil de formação dos egressos após 2002, para uma formação mais generalista, crítica e reflexiva, em oposição aos formados antes de 2002, que apresentam uma formação mais tecnicista, considerando a vinculação da formação às novas demandas voltadas para a organização do trabalho na sociedade. O artigo defende um melhor uso desse instrumento curricular como alternativa para a verdadeira mudança pedagógica do ensino de engenharia.

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Publicado

2010-07-09

Edição

Seção

Artigos