Atualmente o MEC tem direcionado recomendações, através de suas comissões de especialistas, para que haja uma maior flexibilização e regionalização da Instituição de Ensino Superior (IES). As diretrizes curriculares devem ser mais flexíveis, possibilitando maior liberdade na elaboração dos currículos das faculdades. De acordo com essas novas propostas, as disciplinas que fazem parte de um mesmo semestre devem estar em harmonia, possibilitando ao aluno uma disciplina que englobe e utilize as outras. Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um roteiro crítico de projeto e suas respectivas ferramentas no desenvolvimento de produtos em projetos de graduação de alguns cursos, como: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Design de Produto. Estes cursos foram ministrados em IES diferentes com matrizes curriculares distintas e conseqüentementecom perfis de alunos também diferentes. Os alunos, de acordo com os planos de ensino das disciplinas, teriam que elaborar um determinado projeto. Dentro deste contexto decidiu-se levá-los a utilizar um roteiro de projetos como ferramenta metodológica desde a elaboração até a conclusão do projeto. As disciplinas foram oferecidas por um semestre e foram apresentados o roteiro crítico de projetos e as ferramentas metodológicas (métodos intuitivos e métodos discursivos). O artigo pretende mostrar que a aplicação de um roteiro de projetos traz resultados positivos para os alunos de graduação nos mais diferentes perfis, tanto IES como alunos, chegando-se à produção dos produtos propostos.