METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DE DESENHO NOS CURSOS DE ENGENHARIA: O CASO DO CENTRO TECNOLOGIA DA UFC

Autores

  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.5335/ree.v29i2.507

Resumo

Nos últimos anos tivemos um grande avanço tecnológico nas engenharias e, por conseqüência, uma vasta mudança nos processos e métodos de representação gráfica dessas áreas. O presente trabalho visa mostrar possíveis falhas e propor novos métodos no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de desenho que apresenta uma demanda anual de setecentos estudantes de diversos cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho objetiva contribuir para identificação de conceitos mais atualizados sobre a percepção e a cognição dos alunos para a melhoria de conteúdos e práticas dessa disciplina que favoreçam o desenvolvimento de projetos em futuras aplicações mais técnicas. A metodologia empregada consiste na aplicação de questionários on-line (via internet) e presenciais de avaliação por parte dos alunos (ingressos e egressos) do CT/UFC. Indaga-se aos que utilizam/utilizaram o conteúdo das disciplinas de desenho (Desenho Técnico e Geometria Descritiva), sobre como aplicaram os conhecimentos do tema na vida profissional, coletando as principais sugestões de melhoria citada por estes para os respectivos cursos. Os resultados parciais encontrados delineiam um novo enfoque do ensino de desenho (técnico, descritivo, projetivo) em relação a conteúdos expostos atualmente no Brasil, bem como dos principais melhorias identificadas nas demandas do mercado profissional, sugerindo propostas de adaptações de ementários e planos de aula no ensino de desenho para os cursos de engenharia e arquitetura da UFC.

Downloads

Publicado

2012-05-29

Edição

Seção

Artigos