Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista de Ensino de Engenharia
Atual
Acervo
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 39 (2020): Revista de Ensino de Engenharia
v. 39 (2020): Revista de Ensino de Engenharia
Publicado:
2020-07-02
Artigos
O PAPEL DAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS AVANÇADAS NO ENSINO DE ENGENHARIA
Marcos Antonio Albarracin Albarracin Manrique, José Marques Póvoa
PDF
COMPARATIVO DO PERFIL E DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EAD: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Edson Pedro Ferlin, Frank Coelho Alcântara, Luis Gonzaga de Paulo
PDF
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZADO EM COMBINAÇÃO COM A FERRAMENTA MOODLE NO ENSINO DE MECÂNICA DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL DA UFMG
Ernani Sales Palma
PDF
CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISAS COM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS DE SILÍCIO EM ENGENHARIA
Mari Aurora Favero Reis, Tania Renata Prochnow, Agostinho Serrano Andrade Neto
PDF
APLICAÇÃO DA TÉCNICA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE CIMENTOS
Lorena Bittencourt Bastos, Guilherme Maranhão Barreto Pereira, Karine Gonçalves, Gabriela da Rosa Witeck, Edson Pacheco Paladini
PDF
A PERCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL COMO PARTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR ESTRUTURAS DE AÇO NA UFERSA CMPF
José Henrique Maciel de Queiroz, Matheus Fernandes de Araújo Silva, Hortência Pessoa Rego Gomes
PDF
APLICAÇÃO DE IMPRESSÕES 3D COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTRUTURAS DE AÇO NA UFERSA-CMPF
José Henrique Maciel de Queiroz, Matheus Fernandes de Araújo Silva, Hortência Pessoa Rego Gomes
PDF
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA CORRELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE COLABORAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO
Julia Eunice Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa, Guataçara dos Santos Junior, Simone Nasser Matos
PDF
TEACHING INTELLIGENT CONTROL: THE INVERTED PENDULUM EXPERIMENT REVISITED.
Alexandre Alves Santiago, Glauber Bolzan de Assis Lima
PDF
PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO BRASIL E O RESULTADO DE AVALIAÇÕES
Helio Radke Bittencourt
PDF
DESENVOLVIMENTO DE CÓDIGO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DINÂMICA DE TURBINAS EÓLICAS E HIDROCINÉTICAS PARA FINS DE ENSINO E PESQUISA
Denis Melo Rocha, Rodrigo Marques dos Santos, Sérgio de Souza Custódio Filho, Alexandre Luiz Amarante Mesquita
PDF
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE ROBÓTICA PARA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DO IFSP
Caio Igor Gonçalves Chinelato
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
Rondinele de Oliveira Moutta, Giseli Capaci Rodrigues
PDF
PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS
Rodrigo Alves dos Santos, Guilherme Gazzinelli Rohrmann
PDF
FÁBRICA DE ENSINO EM INDÚSTRIA 4.0: PROPOSIÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIOS
Lorenna Fernandes Leal, Mariana Soares de Oliveira, Daniel Krás Borges da Silveira, André Luiz Maciel Santana, Antônio Carlos Gomes Junior, Diane Aparecida Reis, André Leme Fleury, Eduardo Zancul
PDF
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS POR MONITORES DOS CURSOS DE ENGENHARIA
Valquíria de França Abreu, Felipe Guilherme Oliveira-Melo
PDF
ENGENHEIRO CIVIL X ARQUITETO: CONFLITO NO APRENDIZADO DAS ESTRUTURAS
Petrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega, Selma Hissae Shimura da Nóbrega
PDF
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UM PANORAMA DO ATUAL CENÁRIO MUNDIAL E NACIONAL POR MEIO DO ENFOQUE META-ANALÍTICO
Patricia Mota Milhomem, Victor Cunha Furquim Rangel de Almeida, Gabriel Nardelli Aprá, Zuleide Oliveira Feitosa
PDF
OTIMIZANDO O TEMPO EM SALA DE AULA: USO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA INTEGRADA A OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS
Fulvy Antonella Venturi Pereira, Francine Valenga, Kamila Colombo
PDF
SOBRECARGA COGNITIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINAS DO EIXO BÁSICO DAS ENGENHARIAS
Priscila Brentan Praxedes
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE ENGENHARIA
Wilson Gorges, Vanessa Terezinha Ales, Gezelda Christiane Moraes
PDF
USO DE ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PROJECT BASED LEARNING – PjBL) PARA ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA E REATORES HOMOGÊNEOS
Mônica Buffara Cecato
PDF
ANÁLISE DA EMPREGABILIDADE DE METODOLOGIAS PASSIVAS E ATIVAS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva
PDF
O PANORAMA TECNOLÓGICO DE TELHADOS VERDES NO BRASIL
Maysa de Araújo Rocha, Mateus Ricardo Nogueira Vilanova
PDF
ANÁLISE DE MODELOS DO CÔMPUTO DA PROFICIÊNCIA DO ALUNO EM TESTES ADAPTATIVOS INFORMATIZADOS
Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Heitor Melo de Lucas Brandão
PDF
A POLÍTICA NACIONAL DE ENERGIA: UM OLHAR SOBRE O PAPEL DA ESCOLA MOÇAMBICANA NA PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO DOMÍNIO DA ILUMINAÇÃO ELETRICA RESIDENCIAL
Rui Muchaiabande, Urânio Stefane Mahanjane, Paulo Cesar Marques de Carvalho
PDF
ENSINO DE SISTEMAS PREDIAIS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS NA ENGENHARIA CIVIL: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES
Solange Liseglê Schulz Staut, Leticia Santos Machado de Araújo, Marina Sangoi de Oliveira Ilha
PDF
APRENDIZAGEM ATIVA APLICADA À ENGENHARIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO APRENDIZADO
Elias José de Rezende Freitas, Laís Sergiane Fortes
PDF
OTIMIZAÇÃO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ENSINO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Lucas Dela Gustina, Richard de Medeiros Castro, Douglas Medeiros Deolindo, Ladislei Marques Felipe Castro
PDF
A APLICAÇÃO DO MÉTODO DESIGN THINKING NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL: UMA EXPERIÊNCIA NO DESAFIO DE CRIAR E INOVAR O COMPLEXO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CÁLCULO
Gilselene Garcia Guimarães
PDF
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Fernanda Stoffel, Luciani Tatsch Piemolini-Barreto, Priscila Juliana da Silva
PDF
ESTUDO DO TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
LEILA APARECIDA DE CASTRO MOTTA, LARISSA DE ARAÚJO RONDI
PDF
A COMPLEMENTARY STEM TEACHING RESOURCE: APPLICABILITY OF ANALYTICAL-NUMERIC METHODS AND PROGRAMMING LANGUAGE FOR THE ANALYSIS OF ISOSTATIC STRUCTURES
Giovani Jordi Bruschi, Paulo Roberto Dutra
PDF
USO DA EXTENSÃO PARA CRIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – PROJETO “PAVIMENTANDO JUNTOS”
Laila Valduga Artigas, Nayara Soares Klein, Carlos Frederico Alice Parchen, Amanda Miranda Ribeiro, Bruna Correa Nery Cardozo, Renan Felipe Pereira
PDF
INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS E DE PROGRAMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Karoline Guedes, Antonio Henrique Meira, Carlos Roberto Beleti Junior, Juliana Verga Shirabayashi
PDF
PLATAFORMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DA TRANSFERÊNCIA DE CALOR BIDIMENSIONAL
Marília Pereira Silva, Gislane Pinho de Oliveira, Raimundo Nonato Diniz Costa Filho
PDF
ESTUDO DE CROSSTALK EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO VIA KIT DIDÁTICO
Pablo Dutra da Silva, Giovane Rodrigues de Oliveira, Gustavo Melsi Floriani
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA: DESAFIOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Gustavo Yoshio Matsubara, Tayza Cristina Nogueira Rossini
PDF
MONITORIA DE QUÍMICA: AULAS DE REFORÇO COMO ESTRATÉGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM
EMILLY ADORNO LIMA VASCONCELOS, ELAINE SANTOS SILVA, Maria de Fátima Mendes Paixão
PDF
PROJETO NOVOS TALENTOS COMO FERRAMENTA DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
Adriano Frutuoso da Silva
PDF
IMPACTO DA ALTA EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE DISCENTES CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
André Barros de Sales, Marcelino Monteiro Andrade
PDF
PROPOSTA DE NIVELAMENTO EM ATENDIMENTO ÀS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPECTROFOTÔMETRO COMO APRENDIZAGEM POR PROJETO
João Lucas Melo de Oliveira, Alexandre Saron
PDF
UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO DE CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Lisandra Ferreira de Lima, Alessandra Dutra, admilson lopes vieira
PDF
CONTRIBUIÇÕES DOS SOFTWARES NA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE E CÁLCULO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Henrique Scalcon Branchier, Emanuele Amanda Gauer, Betina Hansen
PDF
USO DO MATLAB COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA - ELEMENTOS DE MÁQUINAS
Julio Cézar Almeida
PDF
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão