APLICAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Palabras clave:
Metodologias Ativas; Gamificação; Engenharia de Produção; Ferramentas Interativas; Tecnologias EducacionaisResumen
O artigo analisa o papel dos jogos didáticos como estratégias lúdicas para o ensino na Engenharia de Produção. Parte-se da constatação de que métodos tradicionais muitas vezes falham em motivar os estudantes, sobretudo diante da complexidade das disciplinas técnicas. Com isso, a pesquisa investigou como o uso de jogos pode melhorar o engajamento, facilitar o aprendizado e desenvolver competências práticas. O estudo é de natureza qualitativa e quantitativa, com abordagem descritiva e exploratória. Foram aplicados jogos educativos nas disciplinas de Processos Químicos e Fundamentos Termodinâmicos do curso de Engenharia de Produção de uma IES pública, e os dados foram coletados por meio de questionários. A análise revelou que os jogos possibilitam uma aprendizagem mais significativa, por promoverem a interação, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a motivação. Além disso, os jogos se mostraram eficazes para consolidar o conteúdo teórico e despertar o interesse dos discentes por disciplinas que, de outro modo, seriam consideradas desestimulantes. Os jogos didáticos, quando bem planejados e alinhados aos objetivos pedagógicos, são ferramentas valiosas no processo de ensino-aprendizagem na área de Engenharia de Produção. Eles não apenas tornam o ambiente de sala de aula mais dinâmico, mas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais importantes para a formação dos futuros engenheiros.
Referencias
ALMEIDA, F. S.; OLIVEIRA, P. B.; REIS, D. A. The importance of didactic games in the teaching-learning process: An integrative review. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e41210414309, 2021.
AQUINO, M. L. O. et al. Metodologias ativas e a gamificação como estratégia de engajamento na aprendizagem: um relato de experiência com o uso do Kahoot em sala de aula. In: Education and Knowledge: Past, Present And Future. Aurum Publisher, 2022.
ARAÚJO, A. C. B. et al. Jogo das ferramentas Lean: um jogo para o ensino do Lean Healthcare. Revista de Ensino de Engenharia, v. 42, p. 113-128, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 26 abr. 2019.
CORDENONSI, A. S.; BARIN, C. S.; ELLENSOHN, R. M. MKT Stories: jogo pedagógico para revisão de conceitos e princípios básicos do marketing. Revista Vivências, v. 18, n. 36, p. 279-301, 2022
COSTA, L. S.; WETTERICH, C. B. Um ensino dinâmico possível: guia didático de gamificação como ferramenta de orientação docente. RECITAL - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia Almenara/MG, v. 4, n. 1, p. 67-80, 2022.
GUERREIRO, M. A. S. Os efeitos do Game Design no processo de criação de Jogos Digitais utilizados no Ensino de Química e Ciências - O que devemos considerar? Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, SP: UNESP, 2015.
LIMA, R. R. S. Uso de objeto de aprendizagem na forma de game como uma alternativa viável a listas de exercícios e fixação de conteúdo. 2015. Monografia (Graduação em Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2015.
MAIA, J. A. et al. Utilização da gamificação como metodologia ativa de ensino em disciplina de curso superior: um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 43., 2023, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: 2023.
MARQUES, C. T.; GALANTE, J. A. Gamificação como estratégia para o ensino e aprendizagem de engenharia. 2022. Passo Fundo: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM, v. 5, Edição Especial, 2022.
MENEZES, A. B. C. Gamificação no ensino superior como estratégia para o desenvolvimento de competências: um relato de experiência no curso de Psicologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 203–222, 2016.
MICHELS, T. A.; PAZ, D. P.; FERREIRA, A. M. S. Gamificação como estratégia de ensino. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, Paranaguá, PR, v. 4, n. 1, 2019.
MOTA, B. C. et al. A utilização da aprendizagem baseada em jogos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem na área de infraestrutura de transportes. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE, XLVII; Simpósio Internacional De Educação Em Engenharia da ABENGE, 2019, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: ABENGE, 2019.
NAJAM, A. Rethinking Engineering Education for the 21st Century: Embracing Interdisciplinarity and Innovation. Liberal Journal of Language and Literature Review, v. 1, n. 01, p. 1-11, 2023.
NUNES, D. M. Escape Room e Logaritmos: uma proposta avaliativa com jogos digitais durante as aulas remotas. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 19, p. 149-164, 2022.
PILLON, A. E. et al. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino-aprendizagem de Matemática: uma Revisão Integrativa. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 229–249, 2020.
REIS, L. D. F. J.; FERREIRA, J. A. R.; OLIVEIRA, L. K. de C. Mapeamento das abordagens de jogos e atividades lúdicas no ensino de Engenharia de Produção: uma análise dos trabalhos do ENEGEP (1996-2023). Revista de Ensino de Engenharia, v. 44, p. 51-62, 2025.
ROMIO, T.; PAIVA, S. C. M. Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia Cum Industria, Rio Grande do Sul, v.5, n.2, p. 90-24, 2017.
SANCINETTI, Giselle Patrícia; XAVIER, Amanda Rezende Costa. Gamificação como Metodologia Ativa de Avaliação: Relato de uma Experiência no Ensino Superior: Account of an Experience in Higher Education. Revista de Graduação USP, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58–67, 2023
SANTANA, E. B. et al. Aprendizagem ativa: desenvolvimento de um jogo didático para compreender e aplicar a ferramenta de padronização. Revista Produção Online, v. 23, n. 1, e-4961, 2023.
SCHIVANI, J. Ensino Remoto Emergencial de Matemática no Ensino Médio: possibilidades para além da pandemia. Revista Interdisciplinar Animus, v. 3, n. 1, 2022.
SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019.
SILVA, W. D. da. Gamificação na engenharia de produção: aplicação das ferramentas do lean manufacturing em um laboratório de ensino e experimentação. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 488–517, 2021
SOUSA, D. D. O ensino e aprendizagem através dos jogos e brincadeiras. Anais... III Conedu Congresso Nacional de Educação. Natal, 2016.
SZABÓ JUNIOR, A. M. Percepções Docentes sobre o uso de Games e Gamificação no Ensino Superior: Percepções e Desafios. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2020. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2019.
TONÉIS, C. N. A lógica da descoberta nos jogos digitais. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
VALENÇA, A. K. A. Metodologias ativas no ensino de engenharia: uma revisão bibliométrica. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 23, n. 2, e-4982, 2023.
VOLSKI, I.; FREITAS, M. do C. D.; MUNARO, M. R. Metodologia ativa para o ensino dos conceitos de gerenciamento de obras para acadêmicos dos cursos de engenharia civil e arquitetura: adaptação ao regime remoto. Revista de Ensino de Engenharia, v. 41, p. 112-121, 2022.
WITTIZORECKI, E. S. Aspectos históricos e etimológicos do jogo. In: Ulbra – Universidade Luterana do Brasil (org.). Jogos, Recreação e Lazer. Curitiba: Ibpex, 2009.
