PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ: DESAFIOS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Autores/as

  • Aline Patricia Mano Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Káren Emanuelly Andrade de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Brena Bezerra da Silva Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

engenharias, educação STEM, desafios acadêmicos, mulheres, igualdade de gênero

Resumen

Apesar da ampliação da participação feminina em carreiras que historicamente eram predominantemente masculinas, como as engenharias, ainda persistem desafios relacionados a preconceitos culturais e expectativas de gênero. Nesse contexto, este estudo investigou os desafios enfrentados por mulheres no curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Santa Cruz, analisando as circunstâncias que moldam suas trajetórias como estudantes e profissionais. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura que buscou compreender os padrões de desafios vivenciados por mulheres na engenharia. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes e egressas do curso de Engenharia de Produção da UESC. A amostra para as entrevistas incluiu 48 mulheres (25 estudantes e 23 egressas). Os resultados obtidos revelaram que as respondentes enfrentam desafios diversos, como invalidação de falas, diferenças de ascensão de cargos, diferenças salariais, tanto durante a graduação quanto na transição para o mercado de trabalho. As análises refletiram desafios de gênero, institucionais e profissionais que limitam a participação plena na área de engenharia. 

Referencias

BARDIN, L. Análise de conteúdo. [S. l.]: Edições 70, 1977.

CORRALES, B. R. Igualdade de Gênero na Engenharia: Desafios e Benefícios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, [s. l.], 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/984602. Acesso em: 4 jun. 2024.

FURTADO, A. B. A. Os desafios enfrentados por mulheres estudantes dos cursos de graduação em engenharia no Centro de Tecnologia da UFC: um estudo de caso. 2021. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energias Renováveis) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2017.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2023 [recurso eletrônico]. Brasília, DF: Inep, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 5 jun. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Trajetória e Estado da Arte Da Formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Brasília-DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2010. Disponível em: https://www.abenge.org.br/arquivos/downloads/trajetoria/vol01.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2017.

Miguel, P. A. C. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operaçoes (2a). Elsevier – Campus, 2012.

OLIVEIRA-SILVA, L. C.; PARREIRA, V. A. D. Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas. Revista Estudos Feministas, [s. l.], v. 30, p. e74161, 2022.

QUIRINO, R. et al. Mulheres Na Engenharia: Desafios E Possibilidades. In: Desafios da Educação em Engenharia: inovação e sustentabilidade, aprendizagem ativa e mulheres na Engenharia. Brasília: ABENGE, [s. n.], 2018.

SABOYA, M. C. L. Relações de Gênero, Ciência e Tecnologia: Uma Revisão da Bibliografia Nacional e Internacional. Gestão e Sociedade, [s. l.], v. 3, n. 12, p. 26, 2013.

SOUZA, J. B.; LOGUERCIO, R. Q. Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 27, p. e21069, 2021.

TAL, M. et al. Gender Perspectives on Role Models: Insights from STEM Students and Professionals. Journal of Science Education and Technology, [s. l.], v. 33, n. 5, p. 699-717, 2024.

UNESCO. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia engenharia e matemática (STEM). [S. l.]: UNESCO Brasil, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 4 jun. 2024.

Publicado

2025-12-22