PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE ESTRUTURAS PARA ARQUITETURA POR MEIO DE ABORDAGENS REFERENCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA NA UFSM

Autores

Palavras-chave:

estruturas, Arquitetura, ensino interdisciplinar, abordagem reflexiva

Resumo

Este artigo discute a docência do engenheiro civil no curso de Arquitetura e Urbanismo como um entre-lugar formativo em que técnica e projeto se articulam. A partir de uma abordagem qualitativa e reflexiva, baseada em observação participante entre 2023 e 2025, são analisadas práticas pedagógicas referenciais, como modelos qualitativos, experimentações com o Kit Mola, competições estruturais, simulações digitais e atividades interdisciplinares. Os resultados evidenciam maior engajamento estudantil, participação espontânea e redução da resistência às disciplinas técnicas, além de evolução na compreensão estrutural, na coerência projetual e na qualidade dos modelos produzidos. O interesse crescente dos estudantes por pesquisa e atividades extracurriculares reforça o potencial formativo dessas práticas. Conclui-se que o entre-lugar docente funciona como espaço de integração e diálogo, permitindo que o ensino de estruturas se torne uma experiência significativa e contribua para a formação tectônica e a tomada de decisão projetual dos futuros arquitetos

Referências

AGUIAR, M.; SPENCER, C. E.; FAVERO, M. Da ideia à matéria: uma experiência pedagógica no ensino de estruturas em ateliê integrado de projeto. Vitruvius. 2018. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/18.213/6900. Acesso em: 12 mar. 2023.

ANDREÃO, P. V. Metodologias ativas no ensino de estruturas no curso de Arquitetura e Urbanismo. Pensar Acadêmico, v. 20, n. 2, 2022.

BASSAN, F. et al. Desenvolvendo ideias criativas com Neurociência: workshop para Arquitetura e Urbanismo. Developing creative ideas with Neuroscience: workshop for Architecture and Urbanism. n. 2, p. 168-179, 2019.

BULHÕES DA NÓBREGA, P. G.; SHIMURA DA DÓBREGA, S. H. Engenheiro civil x arquiteto: conflito no aprendizado das estruturas. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, n. 1, p. 183-191, 2020.

CALLAHAN, M. et al. A student-centered active learning approach to teaching structures in a bachelor of Architecture program. Building Technology Educators’ Society, 2019.

CAREW, T. J.; MAGSAMEN, S. H. Neuroscience and Education: An Ideal Partnership for Producing Evidence-Based Solutions to Guide 21st Century Learning. Neuron. [S.l: s.n.], set. 2010.

CASTELLÓN GONZÁLEZ, J. J. Structural models in architectural education: experimental explorations between the physical and the digital realms. Structures and Architecture A Viable Urban Perspective? [S.l.]: CRC Press, 2022.

COSTA, E. N. P. Cenários didático-pedagógicos para o ensino de estruturas em cursos de Arquitetura e Urbanismo. 2024. Disponível em: https://www.deviantart.com/diegolopezmata/art/Utilitas-firmitas-venustas-585366841. Acesso em: 12 mar. 2023.

DUBINSKY, J. M. et al. Contributions of Neuroscience Knowledge to Teachers and Their Practice. Neuroscientist. [S.l.]: SAGE Publications Inc. , 1 out. 2019.

GARAVAGLIA, E.; BASSO, N.; SGAMBI, L. The role of structures in architecture: the multidisciplinary experience of active learning in a master of science. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural Research, v. 14, n. 3, p. 469-488, 11 nov. 2020.

GILBERTO, I. J, L.; VAZ, J. A. O docente no curso de Arquitetura e Urbanismo: Percepções dos Alunos Sobre o Bom Professor. Revista Eletrônica Engenharia Viva [S.l: s.n.], 2015.

GKINTONI; ANTONOPOULOU. Educational Neuroscience in Academic Environment. A Conceptual Review. Techniumscience [S.l: s.n.], 2023.

GOSAVI, C. S.; ARORA, S. Active Learning Strategies for Engaging Students in Higher Education. Journal of Engineering Education Transformations [S.l: s.n.], 2022.

GUERGUIS, M. et al. Visualizing Structures: Integrative Methodology for Teaching Structural Principles to Architecture Students. 23 ago. 2021, Guilford, UK: [s.n.], 23 ago. 2021. p. 1-12.

LIMA DA CRUZ, M. C. Uso de metodologias ativas no curso de Arquitetura e Urbanismo: maratona escala real 1:1. Economia e Sociedade, 2021.

LOBOSCO, T.; CÂMARA, D. C. Desenvolvimento de modelos qualitativos para o ensino de estruturas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 9, n. 3, p. 203-214, 2018.

LÓPEZ, D. L.; RODRÍGUEZ, M. D.; COSTAS, S. G. Intuition and Experimentation as Teaching Tools: Physical And Interactive Computational Models. [S.l: s.n.], 2022.

MATTANA, L. et al. Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 12, p. e021008, 1 fev. 2021.

MATTANA, L.; SOUZA, J. C. Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 13, p. e022011, 4 mar. 2022.

MENEGHETTI, L. et al. An academic experiment on the design of spatial truss models and teamwork. Proceedings… IASS Annual Symposium 2019 – Structural Membranes, 2019.

MERCAT, C. Introduction to Active Learning Techniques. Open Education Studies. [S.l.]: De Gruyter Open Ltd., 1 jan. 2022

OLMEDO, C.; CALLE, A.; ANTUÑA, J. What is built and what is taught: The difference between teaching and professional practice in building structures. Architecture, Structures and Construction, v. 2, n. 4, p. 685-698, dez. 2022.

PIRES, A. O. Formação com professores no Inhotim: espaços de encontro e de entrelaçamento entre a escola e o museu. Continuing training with teachers in Inhotim: places of meetin. Série Cadernos FLACSO, 2020.

REBELLO, Y. et al. Considerações sobre Ensino e Aprendizagem de Estrutura nas Escolas de Arquitetura. 2015.

RESENDE, C. C.; VELOSO, M. F. D. O ensino da concepção estrutural no ateliê de projeto de edifícios verticais: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 16, n. 2, p. 197–211, 12 mar. 2021.

ROSLING, H. R. Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos. Rio de Janeiro: Record, 2019.

RUBIO, M. S.; SOTO-RUBIO, M. The Use of Physical Models to Teach Structures in Architecture School: A Pedagogical Approach. Interfaces: architecture. Engineering. science. [S.l: s.n.], 2017.

SARAMAGO, R. de C. P. Ensino de estruturas nas escolas de Arquitetura do Brasil. São Carlos: [s.n.], 2011.

SCHWARTZ, M. S. et al. Neuroscience knowledge enriches pedagogical choices. Teaching and Teacher Education, v. 83, p. 87-98, 1 jul. 2019.

SILVA, F. T. DA. Experiências com ferramentas digitais no ensino de estruturas arquitetônicas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 12, p. e021022, 18 ago. 2021.

SRINATH, A. Active learning strategies: an illustrative approach to bring out better learning outcomes from Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) students. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 9, n. 9, p. 21-25, 2014.

TORRALBA, K. D.; DOO, L. Active Learning Strategies to Improve Progression from Knowledge to Action. Rheumatic Disease Clinics of North America. [S.l.]: W.B. Saunders, 1 fev. 2020.

VALVERDES, L. C. M.; PAULETTI, R. M. DE O.; BITECOURT JÚNIOR, L. A. G. Experiências táteis no ensino de sistemas estruturais. 27 out. 2022, [S.l.]: Revista de Ensino em Engenharia, 27 out. 2022.

VAZ DE CARVALHO, C.; BAUTERS, M. Lecture Notes in Educational Technology. Technology Supported Active Learning Student-Centered Approaches. [S.l: s.n.], 2021. Disponível em: http://www.springer.com/series/11777. Acesso em: 12 mar. 2023.

WHITMAN, G. M. Learning Styles: Lack of Research-Based Evidence. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, v. 96, n. 4, p. 111-115, 4 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-22