CURRÍCULO BASEADO EM PROJETOS: UM CURSO DE ENGENHARIA CONCEBIDO POR TRABALHOS ACADÊMICOS INTEGRADORES

Autores

  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Palavras-chave:

Currículo baseado em projetos, ensino por experimentação, trabalhos integradores.

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de curso de engenharia em execução no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos. Utilizando um currículo baseado em projetos e a concepção de trabalhos integradores alguns resultados, como baixa evasão escolar e melhor envolvimento dos estudantes, foram verificados já no início da oferta. Este texto objetiva detalhar o formato do curso e incentivar outras universidades a inovarem seus métodos de ensino.

Biografia do Autor

  • Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

    Graduado em engenharia elétrica pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), licenciado em matemática e física pela Faculdade Capixaba da Serra. Mestre e doutor em engenharia elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutor em informática na educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos onde, atualmente, ocupa os cargos de diretor de ensino e coordenador do curso de engenharia mecânica. Desenvolve pesquisas na área de ensino de engenharia, ciências e matemática. Recebeu em 2013, pelo CNPq, dois prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia por pesquisas voltadas à educação em ciências.

Downloads

Publicado

2018-08-30