AS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO: TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADE

Autores

  • Paulo Roberto Teixeira Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)
  • Mônica Piccione Gomes Rios Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Campinas

Palavras-chave:

Matriz curricular, Engenharia de Produção, educação superior.

Resumo

Pesquisa documental na área de estudos curriculares, cujas matrizes curriculares de cinco cursos de Engenharia de Produção com conceito cinco no CPC e ENADE de 2011 foram analisados, a fim de identificar quais são as disciplinas que tratam de ética, cidadania, sociedade e comportamento humano no trabalho. Considerando que a atuação e formação do engenheiro de produção, diferentemente das outras engenharias, tem feições mais generalistas e gerenciais, e menos especialistas e técnicas; considerando também que as diretrizes curriculares nacionais das engenharias têm preconizado uma formação orientada para as responsabilidades social, ética e ambiental, procuramos investigar se tais diretrizes têm se materializado na composição de suas matrizes curriculares. Lançamos mão de pesquisa documental, acessando as matrizes curriculares dos cursos de Engenharia de Produção de cada uma das instituições – UFABC, UFF, UFJF, UFRGS e FACAMP – por meio de seus websites. Por fim, os resultados sugerem que a UFABC têm uma matriz curricular mais permeável a questões do campo das humanidades, enquanto nas demais instituições, ainda que contemplem algumas disciplinas nesse campo, sua presença é um tanto incipiente, prevalecendo o notório protagonismo das ciências naturais e da tecnologia.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Teixeira, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS)
    Graduado em Psicologia pela UNESP Bauru, especialista em RH pela UFSCar, Mestre em Educação pela PUC Campinas e doutorando na PUC Campinas. Professor do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS).
  • Mônica Piccione Gomes Rios, Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Campinas
    Professor da Faculdade de Educação da PUC Campinas e do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Campinas, onde desenvolve pesquisas no campo das Políticas Públicas em Educação, em especial, as políticas de avaliação institucional.

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Publicado

2018-08-30