APRENDIZAGEM ATIVA PARA TURMAS GRANDES EM SALAS DE AULA CONVENCIONAIS

Autores

  • Eliane de Fátima Chinaglia Centro Universitário FEI
  • Roberto Baginski Batista Santos Centro Universitário FEI

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, aprendizagem significativa, turmas grandes, Física básica.

Resumo

Apresentamos os resultados da introdução de uma metodologia ativa de aprendizagem apropriada para turmas grandes de Física básica para cursos de engenharia, visando à melhoria da compreensão conceitual e da habilidade de resolver problemas, levando a uma aprendizagem mais significativa do que a obtida com as metodologias expositivas tradicionais, nas quais os alunos se comportam de maneira mais passiva. Baseada na psicologia educacional cognitivista, a metodologia ativa de aprendizagem implementada exige que os estudantes se engajem em testes conceituais e na resolução de problemas selecionados criteriosamente durante uma fração significativa do tempo de aula, enquanto interagem com seus colegas e com o professor, que os aconselha, esclarece dúvidas e faz perguntas. Os resultados obtidos indicam que a introdução de uma metodologia ativa de aprendizagem melhora o desempenho dos alunos com um ganho padronizado que variou de 16%, no caso de estudantes de tempo integral, a 69% no caso de estudantes de meio período do turno noturno. A introdução de uma metodologia ativa também foi responsável por uma redução significativa do risco relativo de reprovação, que, no caso de alunos de meio período, é até 80% maior para alunos em turmas de metodologia expositiva tradicional, em comparação com alunos em turmas de aprendizagem ativa. Não houve necessidade de modificação de espaços, de mobiliário ou de equipamentos adicionais, e as turmas de aprendizagem ativa cobriram o mesmo conteúdo ministrado para as turmas de expositivas tradicionais. De um ponto de vista mais qualitativo, a observação das atitudes dos alunos durante o semestre e a análise dos comentários que fizeram na avaliação da disciplina e de seus professores permite concluir que os estudantes percebem que o engajamento em seu próprio aprendizado afeta positivamente sua compreensão conceitual e sua capacidade de resolver problemas, além de indicar que preferem ser ensinados por meio de uma metodologia ativa.

Biografia do Autor

  • Eliane de Fátima Chinaglia, Centro Universitário FEI
    Bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1994), Mestre em Ciências (Universidade de São Paulo, 1997) e Doutor em Ciências (Universidade de São Paulo, 2002). Atualmente, é professora adjunto do Centro Universitário FEI, onde coordena a disciplina Física 2. Atua nas áreas de Ensino de Física para Engenharia, Fabricação e Caracterização de Filmes Finos Metálicos e Óxidos.
  • Roberto Baginski Batista Santos, Centro Universitário FEI
    Bacharel em Física (Universidade de São Paulo, 1994), Mestre em Ciências (Universidade de São Paulo, 1998) e Doutor em Ciências (Universidade de São Paulo, 2003). Atualmente, é professor adjunto do Centro Universitário FEI, onde chefia o Departamento de Física. Atua nas áreas de Ensino de Física para Engenharia e Ciência da Computação, Mecânica Quântica e Radiação em Dispositivos Eletrônicos.

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Publicado

2018-08-30