TESTES ESTATÍSTICOS E QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA APLICAÇÃO À CLIMATOLOGIA

Autores

  • Júlio César Penereiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Denise Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Ensino na engenharia, questões ambientais, metodologia de ensino, testes estatísticos.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir de atividades que ocorreram em uma disciplina optativa, envolvendo estudantes de diversos cursos de engenharia. A abordagem utilizada foi o tratamento de dados reais da área ambiental, empregando conteúdos estatísticos e recursos da informática, visando à identificação de possíveis tendências nos índices de temperaturas médias do ar e de precipitações pluviométricas de alguns municípios do estado de São Paulo. Empregou-se a estatística paramétrica, com aplicação da análise de regressão, além da estatística não paramétrica, por meio dos testes de Mann-Kendall e de Pettitt. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, surgiram várias questões, gerando discussões e reflexões a respeito dos conteúdos utilizados, implicando interpretações relacionadas aos métodos estatísticos usados para avaliar problemas climáticos e ambientais. Como resultado principal, identificou-se um ganho de conhecimento com relação aos conteúdos estatísticos desenvolvidos pela disciplina, indicando que os estudantes envolvidos ficaram mais motivados ao usarem a estatística numa situação da atualidade, especialmente no que diz respeito aos impactos causados pelas mudanças climáticas em alguns índices de parâmetros climatológicos.

 

Biografia do Autor

  • Júlio César Penereiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professor de Física da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental da PUC-Campinas
  • Denise Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Professora de Matemática da Faculdade de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Artigos