ANÁLISE DA INSERÇÃO DA TEORIA DE MODELAGEM E CONTROLE DE CONVERSORES ESTÁTICOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Palavras-chave:
Educação em engenharia, ensino laboratorial, eletrônica de potência, modelagem e controle em eletrônica de potência, diagnóstico em educação.Resumo
Com o crescimento das aplicações de conversores estáticos no sistema elétrico de potência, em função das novas tecnologias de geração e distribuição de energia, a modelagem e controle desses sistemas figuram como um novo e importante campo no mercado de trabalho. Apesar da necessidade de conhecimentos imersos nesse panorama, nota-se a carência da inserção dessas competências nas instituições de ensino do Brasil, no âmbito da graduação, apesar da sua grande utilização nos cursos de pós-graduação, ou seja, no ambiente de pesquisa. Por meio deste trabalho, pretende-se analisar a inserção do ensino de modelagem de conversores em eletrônica de potência, bem como a aplicação da teoria de controle nesse campo. Faz-se necessário ressaltar a fraca relação entre teoria e prática, confirmando o hiato existente nesse aspecto da educação em engenharia. Por meio desta análise, verificou-se a necessidade de uma expansão de disciplinas de modelagem de conversores na graduação e a intensificação da interdisciplinaridade entre as disciplinas Controle e Eletrônica de Potência. Como resultado, obteve-se a proposta de um ensino dirigido às práticas laboratoriais como forma de complementação da teoria, possibilitando a complementação do ensino por meio da experimentação, além de garantir maior qualidade nos cursos de Eletrônica de Potência. Apresenta-se, assim, o projeto de um laboratório modular multifuncional para o desenvolvimento de capacidades de modelagem e controle de conversores estáticos, aplicadas à disciplina de Eletrônica de Potência como solução à lacuna encontrada no currículo da graduação.