A FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS: A CONCEPÇÃO DE ENGENHEIROS EM ATUAÇÃO NA INDÚSTRIA

Autores

  • Ana Paula Grimes Centro Universitário Tupy
  • Mikael Frank Rezende Junior Universidade Federal de Itajubá
  • José Francisco Custódio Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Física Moderna e Contemporânea, Formação de engenhe

Resumo

A formação de engenheiros capazes de suprir as necessidades da indústria brasileira em setores prioritários da economia é tema atual. Todavia, pouca documentação existe na literatura sobre o impacto da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na formação de engenheiros. Neste artigo, analisamos a concepção de engenheiros sobre o papel da FMC na formação básica e em atividades na indústria. Foram entrevistados oito engenheiros atuantes em cinco indústrias de grande porte. Os dados foram analisados por intermédio da Análise Textual Discursiva, favorecendo a construção de três categorias: Perfil do profissional engenheiro, a Física na formação do engenheiro e a Física na atuação do profissional engenheiro. Concluímos que FMC é pouco presente nas atividades dos engenheiros, exceto para aqueles que atuam em P&D. Além disso, os perfis requisitados na indústria não consideram como prioridade a sólida formação em FMC e há pouca ênfase no desenvolvimento de base.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Grimes, Centro Universitário Tupy
    Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011) e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É professora do Centro Universitário Tupy – UNISOCIESC e professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.
  • Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá

    Licenciado em Física (1998), Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É professor associado da Universidade Federal de Itajubá - MG Tem experiência na área de Educação em Ciências e Tecnologias, com ênfase em Ensino de Física e Engenharia, atuando principalmente no tema: Introdução de Física Moderna e Contemporânea.

  • José Francisco Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciado em Física (1999), Mestre em Educação (2002) e Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Coeditor da Revista Alexandria (UFSC). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Explicações, Modelos, Motivação para aprender e Sentimento de Realidade.

Downloads

Publicado

2019-09-14