PANORAMA DO ENSINO SUPERIOR DE ENGENHARIA FLORESTAL NO BRASIL

Autores

  • Luis Fernando Fonseca Kasprzak Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Ghislaine Miranda Bonduelle Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Arnaud Francis Bonduelle Tecnologia em Gestão da Qualidade - UFPR.
  • Umberto Klock Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Palavras-chave:

indicadores de qualidade, avaliação, oportunidades estratégicas

Resumo

O desempenho de uma IES é medido por meio dos instrumentos e indicadores de qualidade e subsidiam o Ministério da Educação nas atividades de regulação que objetivam garantir a melhoria da qualidade do ensino superior. O entendimento do ritmo de crescimento e desempenho dos cursos e das IES podem caracterizar um ponto de partida para a obtenção de estratégias e ações para a graduação. O artigo visa descrever o panorama atual do ensino superior de Engenharia Florestal no Brasil. O estudo está divido em três momentos, o primeiro procurou identificar os indicadores de instituições e de cursos superiores no Brasil. Depois disso, buscou-se analisar os dados do Ensino Superior no Brasil de uma maneira geral. O terceiro momento, concentrou esforços para traçar o panorama do ensino superior focando para a área de Engenharia Florestal. Após análise foram destacadas algumas oportunidades estratégicas para a graduação de Engenharia Florestal tais como: proposições de novos cursos EAD, e outros como os superiores em tecnologia, assim como, a implantação de programas de pós-graduação, mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado. Além disso, vale ressaltar a determinação de estratégias para o alcance da nota máxima como diferencial mercadológico.

Biografia do Autor

  • Luis Fernando Fonseca Kasprzak, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Graduado em desenho industrial - projeto do produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e mestre em engenharia de produção - gestão do design e do produto, com ênfase na área de ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é coordenador dos cursos de Design, Design de Produto e Design Gráfico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, onde ministra as disciplinas para a gradução de design nas áreas de projeto do produto, design gráfico, design digital e design de moda. É doutorando na UFPR, na área de concentração: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.Tem experiência em desenvolvimento de produtos na área industrial - ergonomia e gestão de projetos.

  • Ghislaine Miranda Bonduelle, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná/ Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, avaliador líder e avaliador especialista em laboratórios de madeira independente do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia pela Norma NBR ISO 17025.

    Auditor independente da ABIMCI - Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade e suas ferramentas, otimização de processos, gestão ambiental e propriedades físicas da madeira. É coordenadora do programa de Cooperação entre UFPR e a ESB (Ecole Superieure du Bois) desde o ano de 2003 tendo enviado mais de 80 estudantes para intercâmbio no exterior. Orientou alunos de graduação, Iniciação científica, mestrado e doutorado no âmbito da UFPR.
  • Arnaud Francis Bonduelle, Tecnologia em Gestão da Qualidade - UFPR.

    Possui graduação em Engenharia Industrial da Madeira - Ecole Nationale des Sciences et des Technologies de l´Industrie du Bois (1988), mestrado em DEA em Ciências da Madeira - Université de Nancy I (1989) e doutorado em Sciences du Bois - Université Henri Poincaré (1994). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Auditoria, Qualidade, Indústria da madeira, Usinagem e reciclagem.

  • Umberto Klock, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1985), com mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1989) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2000), ambos na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais, possui especialização em Secagem e Qualidade da Madeira pelo Forest and Forestry Products Research Institute (Tsukuba- 1987) e Gestão da Inovação Tecnológica em Empresas, Texas University IC2 e Simon Fraser University (2001).

    Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal - Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Leciona nos Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal e no Curso de Pós-Graduaçãoe em Engenharia Florestal, orienta alunos de graduação, de mestrado e doutorado nos respectivos cursos. Atua como Avaliador de Cursos do SINAES - INEP. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Química da Madeira e Celulose e Papel, atuando principalmente nos seguintes temas: madeira, celulose e papel, Pinus spp.,qualidade da madeira e inovação tecnológica. Coordena atualmente o Curso de Bacharelado em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-08-01