PROTÓTIPO HIDROCINÉTICO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA APLICADO À EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Autores
Jerson Rogério Pinheiro Vaz
Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Sávio Weslley Oliveira Figueiredo
Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Teófilo Rennan Miranda da Silva
Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Claudio José Cavalcante Blanco
Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Palavras-chave:
Turbina hidrocinética, energia renovável, geração de energia.
Resumo
Este trabalho apresenta fundamentações da geração de energia elétrica pelo uso de um protótipo de uma turbina hidrocinética, construído em escala reduzida, para alunos da graduação em engenharia e alunos do ensino médio, com o intuito de facilitar o entendimento dos mecanismos, suas dificuldades e vantagens. O trabalho também oportuniza a divulgação da necessidade que o mundo tem de encontrar e implantar tecnologias de geração de energias renováveis. Assim, é discutida a importância do uso da energia hidrocinética como sistema alternativo, principalmente em comunidades isoladas, como as da Região Amazônica. O protótipo consiste de um rotor que aproveita parte da energia cinética do fluxo de água bombeada em um tanque, e a transmite, em forma de energia cinética de rotação, através de eixos-árvore, polias e correias, para um pequeno gerador elétrico que alimenta a rede de iluminação de uma maquete instalada em uma bancada. Esse mecanismo demonstra claramente e pedagogicamente a geração de energia elétrica usando uma turbina hidrocinética.
Biografia do Autor
Jerson Rogério Pinheiro Vaz, Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Professor Doutor em Sistemas de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica, atuando principalmente em modelagem numérica e projetos de turbinas eólicas e hidrocinéticas.
Sávio Weslley Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Estudante do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bolsista ITI-A pelo CNPQ e desenvolve estudos no campo das energias renováveis.
Teófilo Rennan Miranda da Silva, Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011), na área de Sistemas de Energia. Atualmente é bolsista ITI-A pelo CNPq. Possui experiência na área de Sistemas Hidrocinéticos e Mecânica dos Sólidos.
Claudio José Cavalcante Blanco, Universidade Federal do Pará/Instituto de Tecnologia/Faculdade de Engenharia Mecânica
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Sciences de l'Eau - Institut National de la Recherche Scientifique - Eau, Terre et Environnement (2005). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Hidrologia, Metodologias para Implantação de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH); e Hidrodinâmica lacustre, fluvial e estuarina. Também atua na área de Desenvolvimento Sustentável. Em Engenharia Mecânica, tem experiência em Dinâmica dos Fluidos Computacional, principalmente em Lubrificação Hidrodinâmica.