APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZADO EM COMBINAÇÃO COM A FERRAMENTA MOODLE NO ENSINO DE MECÂNICA DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL DA UFMG

Autores

  • Ernani Sales Palma Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Metodologia ativa, ensino de engenharia, moodle, envolvimento

Resumo

O uso de uma metodologia de ensino centrada no aluno é apresentado neste artigo através do estudo de caso observado na disciplina Mecânica dos Materiais do Curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG. O uso intensivo do moodle e a exigência de estudos prévios anteriores à sala de aula foram condições usadas para se obter o envolvimento dos alunos. Todo o processo de planejamento, implantação e acompanhamento das alterações desta disciplina foi mostrado através de exemplos de aplicação da metodologia usada no cotidiano da sala de aula. O ensino centrado nos alunos levou a uma participação ativa e criativa durante o andamento da disciplina. Comparações com turmas anteriores à implatanção da nova metodologia mostrou que os alunos tiveram melhores aproveitamentos.

Biografia do Autor

  • Ernani Sales Palma, Universidade Federal de Minas Gerais
    Departamento de Engenharia Mecânica

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-02