APRENDIZAGEM NAS PRÁTICAS DE UMA EQUIPE DE COMPETIÇÃO DE ENGENHARIA

Autores

  • Antonio Genilton Sant'Anna Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ângela França Versiani Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Aprendizagem, Prática, Formação acadêmica.

Resumo

Como a aprendizagem, que ocorre nas práticas de uma equipe de competição de engenharia, contribui para a formação acadêmica dos estudantes que dela participam? Com base nos estudos sobre aprendizagem e na abordagem da prática social, este artigo considera uma equipe de competição de engenharia como um lócus privilegiado de aprendizagem em suas práticas. Os resultados revelam que, no processo de aprendizagem situada que ocorre nas práticas da equipe, sobrevém o entrelaçamento do “saber” ao “fazer”, contribuindo para o preenchimento da lacuna teórica existente entre os dois conceitos. Este trabalho contribui para elaborações teóricas sobre aprendizagem nas práticas sociais de equipes de competição de engenharia e cria perspectivas para investigações sobre como tais organizações complementam a formação acadêmica dos estudantes que delas participam.

Biografia do Autor

  • Antonio Genilton Sant'Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
    Graduado em Administração Pública (EAESP-FGV – 1987), pós-graduado em Docência Superior (FASB – 2002) e em Gestão Empresarial (Ferlagos – 2004), Mestre em Economia Empresarial (UCAM-RJ – 2007) e Doutor em Administração (PUC-MG – 2018). Durante 36 anos atuou na iniciativa privada. Desde 2008 é servidor público federal. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina – MG e membro do ConSu (4º mandato). Atuação e interesse: Empreendedorismo e Sustentabilidade na formação em engenharia.
  • Ângela França Versiani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Graduada em Ciências Sociais (UFMG - 1988), Mestre em Administração (UFMG - 1995) e Doutora em Administração (USP - 2006). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na Pós Graduação de Administração é líder da linha de pesquisa Inovação e Conhecimento. Desenvolve os seguintes temas: inovação, aprendizagem e conhecimento organizacional, capacidades dinâmicas e de absorção de conhecimento, práticas e rotinas de implementação de estratégias de renovação e internacionalização de empresas.

Downloads

Publicado

2019-09-14