CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISAS COM CÉLULAS FOTOVOLTAICAS DE SILÍCIO EM ENGENHARIA

Autores

  • Mari Aurora Favero Reis Universidade do Contestado (UnC); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Tania Renata Prochnow ULBRA/RS
  • Agostinho Serrano Andrade Neto ULBRA/RS

Palavras-chave:

Células Fotovoltaicas. Silício. Engenharia. Ciências e Matemática.

Resumo

Fundamentada no efeito fotovoltaico, através da transformação da luz em eletricidade nos semicondutores de silício, a tecnologia foi impulsionada a partir das aplicações nas engenharias. A evolução e uso da tecnologia contribuíram para desenvolvimento de projetos sustentáveis em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  Essa pesquisa teve como objetivo analisar o uso de conceitos científicos e fundamentos matemáticos, associados ao uso do silício na tecnologia fotovoltaica, em trabalhos de conclusão de curso de engenharia de uma universidade particular de Santa Catarina. Inicialmente foram localizados os TCC, que tratam de aplicações das células fotovoltaicas na engenharia, disponíveis na biblioteca virtual da universidade e publicados no período de 2010 a 2016. A metodologia empregada para estudo dos documentos foi a análise de conteúdo, utilizando a plataforma Mendeley como ferramenta de acesso aos conceitos científicos do silício (físicos e químicos) e fundamentos matemáticos. Os resultados do estudo demonstram que nos TCC o silício foi retratado com conhecimentos científicos nos aspectos físicos, químicos e matemáticos, sendo que alguns demostraram excelência em todos os critérios analisados.

Biografia do Autor

  • Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado (UnC); Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

    Mari Aurora Favero Reis é Licenciada em Física (1997), mestre em Ensino de Ciências e Matemática (2004) e doutora em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2019). É professora e pesquisadora na Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Física Clássica e Física Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, sustentabilidade, energia solar e eficiência energética.

  • Tania Renata Prochnow, ULBRA/RS
    Tania Renata Prochnow é Licenciada em Química pela PUC-RS (1969), mestrado em Ciências, ênfase Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Ciências, ênfase Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi professora pesquisadora do PPGECIM-ULBRA Canoas/RS (até janeiro de 2019).
  • Agostinho Serrano Andrade Neto, ULBRA/RS
    Agostinho Serrano possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, em especial no Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Tecnologia de Informação (TI), atuando principalmente nos seguintes temas: Investigação de Evolução Conceitual com o uso de Simulações e Modelagem Computacional, Novos Referenciais Teóricos em TI e aquisição de representações científicas por meio de TI em sala de aula.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-02