APLICAÇÃO DA TÉCNICA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE CIMENTOS

Autores

  • Lorena Bittencourt Bastos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Área de Gestão de operações.
  • Guilherme Maranhão Barreto Pereira Pós-graduada em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacuting - Pontifícia Universidade católica do Paraná- PUCPR (2017)
  • Karine Gonçalves Consultora de Empresas no Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Produção - Itajaí/SC
  • Gabriela da Rosa Witeck Doutoranda em Engenharia Industrial, Universidade de Minho.
  • Edson Pacheco Paladini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Palavras-chave:

análise de dados, regressão linear, correlação entre variáveis

Resumo

A busca constante pela excelência afim de alcançar a estabilidade operacional e atender os requisitos dos clientes,tem sido um dos principais direcionadores dos esforços das empresas em um mercado cada vez mais competitivo,em um ambiente onde os clientes se mostram cada vez mais exigentes. A velocidade de resposta às inúmeras variações encontradas no processo de fabricação do cimento é um grande diferencial em um processo, no qual o principal indicador de qualidade do produto é exploradoapós vinte e quatro horas após a sua fabricação. No entanto, é necessário conhecer como os parâmetros de processo se relacionam e influenciam na resistência final do cimento, de modo a obter uma previsibilidade sobre o resultado, auxiliando a tomada de decisão na busca dos objetivos da qualidade. Na pesquisa utilizou-se uma metodologia descritiva do tipo quantitativa, com uma coleta de amostras de cimentoque analisou as seguintes características: índice de finura, blaine, índice de SO3 e índice de resíduo insolúvel. O presente artigo tem como objetivo avaliar as influências de quatro variáveis de processo,no resultado de resistência a compressão em um dia deprodução na fabricação de cimento, aplicando a técnica de regressão linear múltipla e assim,demonstrar a equação que descreve a relação entre as variáveis independentes e a variável dependente.

Biografia do Autor

  • Lorena Bittencourt Bastos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Área de Gestão de operações.
    Mestranda em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
  • Guilherme Maranhão Barreto Pereira, Pós-graduada em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacuting - Pontifícia Universidade católica do Paraná- PUCPR (2017)
    Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Pós-graduada em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacuting - Pontifícia Universidade católica do Paraná-  PUCPR (2017).
  • Karine Gonçalves, Consultora de Empresas no Instituto SENAI de Tecnologia em Logística de Produção - Itajaí/SC
    Pós-graduada em Engenharia de Produção Enxuta - Lean Manufacuting - Pontifícia Universidade católica do Paraná-  PUCPR (2017). MBA Executivo em Finanças Ibmec RJ (2009). Graduação em Ciências Econômicas- Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2003).
  • Gabriela da Rosa Witeck, Doutoranda em Engenharia Industrial, Universidade de Minho.
    Doutoranda em Engenharia Industrial pela Universidade de Minho (2019). Mestra em Engenharia de Processos pela Universidade da Região de Joinville (2018). Bolsista PIBPG (2016-2018), e atuante na linha de pesquisa em gestão da inovação tecnológica. Bacharelada em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015).
  • Edson Pacheco Paladini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
    Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro Titular da Academia Brasileira da Qualidade. Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1992), Mestrado em Engenharia de Sistemas (UFPb - Campina Grande - 1979), Especialização em Administração da Produção (UFPb, 1981) e Graduação em Matemática (UFSC, 1975).

Downloads

Publicado

2020-07-02