O PORQUÊ DA NECESSIDADE DE SE INVESTIR EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DAS ENGENHARIAS NO BRASIL

Autores

  • Jorge Candido Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão
  • Gilmar Barreto Unicamp
  • José Tarcísio Franco Camargo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Engenharia, ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste artigo tratamos de um dos principais desafios que se apresenta no momento para a Educação nas Engenharia no Brasil: saber se os docentes dos cursos de Engenharia estão habilitados para atuar no magistério. Concluímos que, cada vez mais, é necessário investir fortemente na formação do professor, de modo a garantir que, a médio prazo, tenhamos engenheiros capacitados, atuando em um mercado cada vez mais competitivo e em uma sociedade cada vez mais exigente. Sendo assim, apresentamos uma proposta de um programa de formação pedagógica aos cursos de Engenharia no Brasil que irá contribuir para a redução da evasão escolar e do elevado número de reprovações nas séries iniciais das engenharias.

Biografia do Autor

  • Jorge Candido, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão
    Graduado em Engenharia Industrial Elétrica, com Mestrado em Engenharia de Produção, atualmente Doutorando em Engenharia Eletrônica. Professor da Universidade Tecnolígica Federal do Paraná nas áreas de Gestão e Adminstração de Empresas

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Publicado

2020-04-16