ADAPTAÇÃO DOS CRITÉRIOS PARA FORMAÇÃO DE EQUIPES DURANTE O USO DO TBL (TEAM- BASED LEARNING)

Autores

  • Juliana de Fátima Prestes Souza Pontifícia Universidade Católica
  • Marina Mieko Nishidate Kumode Pontifícia Universidade Católica

Palavras-chave:

Metodologias de aprendizagem ativa, aprendizagem colaborativa, Team-based learning.

Resumo

Na busca por estratégias de ensino que tornem as aulas mais atrativas, certamente, as mais procuradas são aquelas que envolvem a aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, o TBL (team-based learning) se enquadra perfeitamente. Neste trabalho são abordados os principais benefícios e desafios que cercam essa estratégia de aprendizagem ativa. Foram investigados os resultados qualitativos obtidos em duas diferentes disciplinas dos cursos de Engenharia e Agronomia da PUC-PR. Observou-se queos estudantes se tornaram mais participativos e, consequentemente, uma aprendizagem mais efetiva ocorreu, quando certa liberdade foi dada aos estudantes para a formação das equipes, desde que obedecendo-se a critérios estipulados pelo professor, diferentemente do que é sugerido pelo método TBL tradicional. Ao fornecer essa autonomia na escolha dos membros de equipe e responsabilidade para se seguir regras, as equipes formadas se tornaram mais unidas e colaboraram mais entre si, fazendo com que a experiência de aprendizagem fosse mais motivadora e eficaz.

Biografia do Autor

  • Juliana de Fátima Prestes Souza, Pontifícia Universidade Católica
    Escola Politécnica, Eixo de Física
  • Marina Mieko Nishidate Kumode, Pontifícia Universidade Católica
    Escola da Vida, Agronomia

Downloads

Publicado

2020-04-16