PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE APLICADO EM LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM ENGENHARIA

Autores

  • Nailza Oliveira Arruda UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Luiza Feitosa Cordeiro Souza UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Elizabeth Pastich Amaral Gonçalves UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Juliana Cardoso Morais UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Mitsue Maia Nakazawa UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Ronaldo Melo Fonseca UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Sávia Gavazza UFPE-Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Tecnologia, Laboratório de Engenharia Ambiental
  • Lourdinha Florencio UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil
  • Mario Takayuki Kato Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Engenharia Civil, Laboratório de Saneamento Ambiental

Palavras-chave:

Programa 5-S, Engenharia Civil e Ambiental, gestão de laboratórios, formação de alunos de Engenharia, Biologia e Química.

Resumo

Biografia do Autor

  • Nailza Oliveira Arruda, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Bióloga (1997, UFRPE), Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (2005, UFPE) e Doutoranda em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, UFPE). Professora de instituições de ensino superior no curso de engenharia ambiental. Coordenadora do Programa 5-S do Laboratório de Saneamento Ambiental da UFPE (2011).

  • Luiza Feitosa Cordeiro Souza, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Bacharel em Ciências Farmacêuticas (2004, UFPE), Mestre em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, 2009 UFPE) e Doutoranda em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, UFPE). Coordenadora do Programa 5-S do LSA-UFPE (2010).

  • Elizabeth Pastich Amaral Gonçalves, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Bacharel (2004) em Ciências Biológicas, Mestre (2007) e Doutora (2011) em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (UFPE). Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPE. Atua nas seguintes temáticas: qualidade da água, lagoas de estabilização, ecologia de cianobactérias, limnologia e comunidade fitoplanctônica. Coordenadora do Programa 5S do LSA-UFPE (2008). Revisora de periódicos nacionais.

  • Juliana Cardoso Morais, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Engenheira Civil (2008, UFPE), Mestre em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, 2011, UFPE) e Doutoranda em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, UFPE). Intercâmbio de pesquisa na Universidade de Wageningen, Holanda (2002). Professora do Instituto Federal de Pernambuco. Coordenadora do Programa 5-S do LSA-UFPE (2010).

  • Mitsue Maia Nakazawa, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Bióloga (2005, UFPE), Mestre em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, 2011, UFPE) e Doutoranda em Engenharia Civil (Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, UFPE). Coordenadora do Programa 5-S do LSA-UFPE (2012).

  • Ronaldo Melo Fonseca, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Químico (1986, ETEPAM), Técnico do Laboratório de Saneamento Ambiental da UFPE desde 1986, participou dos projetos de pesquisa PROSAB, PRONEX, CT-PETRO, ANEEL/CHESF, colaborador das disciplinas de graduação em Engenharia Civil e pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UFPE. Corresponsável pela implantação e coordenação do Programa 5S no LSA-UFPE desde 2005.

  • Sávia Gavazza, UFPE-Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Tecnologia, Laboratório de Engenharia Ambiental

    Engenheira Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Doutora em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (2003). Professora Adjunta da UFPE no Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru PE, desde 2006. Coordenadora do Laboratório de Engenharia Ambiental do CAA-UFPE. Professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil do CTG-UFPE e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental do CAA-UFPE. Recebeu o Prêmio ANA 2012 (Agência Nacional das Águas) e Prêmio Mandacaru 2013 do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pelas pesquisas sobre cisternas e qualidade das águas. Implantou o Programa 5S no LSA-UFPE em 2005. Realizou programa de pós-doutorado na Universidade de Cornell, Ithaca NY, EUA (2012-2013). Coordenadora de projetos de pesquisa no CNPq, FINEP e FACEPE. Revisora de periódicos nacionais e internacionais.

  • Lourdinha Florencio, UFPE-CTG, Departamento de Engenharia Civil

    Engenheira Civil pela UFPE (1978), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (1985), Doutora em Tecnologia Ambiental e Ciências da Agricultura pela Universidade Agrícola de Wageningen, Holanda (1994). Professora Titular da UFPE. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPE de 2002 a 2004. Coordenadora do Programa PIBIC da UFPE de 2007 a 2012. Pesquisadora do CNPq. Revisora de periódicos nacionais e internacionais.

    Comenda da Ordem de Mérito Científico do MCTI em 2010.

  • Mario Takayuki Kato, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Engenharia Civil, Laboratório de Saneamento Ambiental

    Engenheiro Civil pela UFPR (1976), Bacharel em Administração pela FAE-PR (1978), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (1982), Doutor em Tecnologia Ambiental e Ciências da Agricultura pela Universidade Agrícola de Wageningen, Holanda (2004). Professor Titular da UFPE. Pesquisador do CNPq. Coordenador de projetos de pesquisa PROSAB, PRONEX, CT-PETRO e ANEEL/CHESF pela UFPE. Membro de comitê assessor e científico do CNPq, CAPES, FINEP e FACEPE. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Professor visitante na Universidade Jiaotong de Xian, China (2005 e 2012).

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos