APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA CORRELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE COLABORAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO

Autores

  • Julia Eunice Fernandes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Caroline Subirá Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Simone Nasser Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa, Desempenho acadêmico, Formação de Engenheiros.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar estatisticamente a correlação entre as duas principais variáveis envolvidas em uma pesquisa de doutorado: o nível de colaboração e o desempenho do acadêmico na visão do professor. A aplicação aconteceu na disciplina de Probabilidade e Estatística, no curso de Engenharia de Produção de uma Universidade Tecnológica Federal. A quantificação do nível de colaboração do acadêmico foi possível por meio do Objeto Virtual de Aprendizagem denominado Collabora (ISHIKAWA, 2018), que permite maior agilidade no processo de obtenção de dados referente a aprendizagem colaborativa. Para atingir o objetivo proposto aplicou-se conhecimentos estatísticos de Correlação e Regressão Linear, o qual foi possível calcular o coeficiente e analisar o quão significativa é a correlação entre as variáveis. Além disso, foi possível construir um modelo que representa estatisticamente essa correlação. Os resultados quantitativos mostraram uma correlação significativa entre o nível de colaboração do futuro engenheiro comparado com o desempenho acadêmico, classificada entre moderada e forte, indicando que quanto maior a colaboração do aluno para as atividades realizadas no Collabora, melhor é o desempenho do mesmo na disciplina, constatando a eficiência da aprendizagem colaborativa.

Biografia do Autor

  • Julia Eunice Fernandes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Graduanda em Engenharia de Produção e aluna de Iniciação Científica (bolsista CNPq)
  • Caroline Subirá Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - Bolsista CAPES
  • Eliana Cláudia Mayumi Ishikawa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
  • Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
  • Simone Nasser Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-02