EMPREGABILIDADE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE UNIVERSITÁRIOS SOB A ÓTICA DE COMPETÊNCIAS DE GERENTE DE PROJETOS
Palavras-chave:
Ensino, competências, mercado, gestão de projetos, engenharia.Resumo
Devido ao mercado estar cada vez mais competitivo, torna-se importante a identificação e desenvolvimento de competências específicas no âmbito do indivíduo e da organização. No campo da engenharia, a condução e o gerenciamento de projetos tornam-se ferramentas que exercem grande influência nos resultados da empresa, destacando-se assim o papel do gerente de projetos. Identificar o perfil ideal de um gerente de projetos em um candidato passa a ser considerado uma vantagem competitiva para as empresas. Este trabalho tem como objetivo entender melhor a atual situação do perfil de competências dos alunos de graduação do curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília. Para isso, foram levantadas na literatura onze competências presentes no perfil de um gerente de projetos e, através de questionário, avaliou-se o grau de percepção de alunos de graduação do 7º ao 10º período, quanto às competências que, dentre essas onze, possam ter sido desenvolvidas ou não durante sua formação. Percebeu-se, após uma análise comparativa, a carência de mais da metade dessas competências, levando ao questionamento sobre a forma em que a grade curricular está contribuindo para a formação desses futuros gerentes de projetos. Põem-se em questão a necessidade de revisão e reformulação de seu currículo, em função principalmente da necessidade de adequar ao mercado o perfil dos profissionais que estão sendo formados pela universidade.Downloads
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Publicado
2019-07-13
Edição
Seção
Artigos