METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO

Autores

  • Rondinele de Oliveira Moutta (1) UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ. (2) Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Rio de Janeiro, RJ
  • Giseli Capaci Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Palavras-chave:

ensino de engenharia, metodologias ativas, aprendizagem baseada em projeto.

Resumo

O grande desafio da educação é expandir o ambiente de aprendizagem para além da sala de aula. Alunos de engenharia receberam o desafio de desenvolver um protótipo de um equipamento hidráulico com algum aspecto inovador. A turma se dividiu em grupos para desenvolver seus projetos e então apresentaram seus protótipos. De acordo com os resultados apresentados pelos alunos, observou-se o que se defende como “princípios e fins da educação nacional”: vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Esta resolução corrobora o que está previsto na lei de diretrizes e bases do Brasil sobre o processo educacional e os 4 pilares da educação. Implementada neste trabalho, a aprendizagem baseada em projetos demonstrou ser eficiente, diante dos relatos dos alunos. A entrega do projeto evidencia que os alunos puderam fazer uma leitura crítica da sociedade, apresentando potencial para compreender a sociedade em que estão inseridos, bem como de influenciar na mesma a partir das suas atribuições técnicas e profissionais.

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Publicado

2020-09-03