ENGENHEIRO CIVIL X ARQUITETO: CONFLITO NO APRENDIZADO DAS ESTRUTURAS

Autores

  • Petrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Selma Hissae Shimura da Nóbrega Profa. Titular DEC - CT - UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte 59078-970 - Campus Universitário, Natal-RN

Palavras-chave:

Estruturas, ensino de estruturas, concepção estrutural, arquitetura.

Resumo

O ensino da teoria e do projeto de estruturas é fundamental para os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura. No processo do projeto, a primeira fase, concepção, é intuitiva e criativa, assemelhando-se a um projeto arquitetônico, enquanto as atividades posteriores de análise e dimensionamento envolvem cálculos matemáticos e raciocínio essencialmente lógico, habilidades naturais do aluno de engenharia, diferentemente do de Arquitetura, de natureza mais humanística e artística. Usualmente o professor destes conteúdos é um Engenheiro Civil, e duas situações prejudiciais ao aprendizado podem ocorrer: primeira, a desvalorização da etapa de concepção para os alunos da engenharia civil; e segunda, um conflito em relação aos alunos de arquitetura, que não se identificam com as atividades de cálculo posteriores à concepção. Este artigo constitui uma reflexão sobre este processo de aprendizado, abordando as particularidades e aspectos históricos que levaram às diferentes formações técnicas. Por fim, discute recursos didáticos que visam adequar ou aperfeiçoar este ensino no ambiente acadêmico.

 

Biografia do Autor

  • Petrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Eng. Civil, Mestre e Doutor em Enga. Civil

    Professor Associado

    DARQ-CT-UFRN

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Publicado

2020-10-06