PRESENÇA DOS GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS EM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DE FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS

Autores

  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG - Campus Divinópolis
  • Guilherme Gazzinelli Rohrmann Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Divinópolis

Palavras-chave:

Formação de Engenheiros, Habilidades de Comunicação, Promoção dos Letramentos, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Neste texto, apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou responder, a partir da percepção dos alunos, qual é o grau de inserção dos gêneros acadêmicos escritos e orais nas disciplinas de formação específica dos cursos de engenharia de uma das instituições mais respeitadas do Brasil na formação de profissionais desta área. Os dados compilados evidenciam uma alteração na condução da formação de engenheiros, apontando que, nas disciplinas de formação específica, gêneros textuais característicos de duas esferas (acadêmica e profissional) vêm sendo acionados. Essa constatação indica, por sua vez, a existência de uma considerável oportunidade para que uma pedagogia dos letramentos no ensino específico em engenharia surja como tema de investigação, sobretudo se considerada a latente inexperiência dos professores-engenheiros na promoção dos letramentos.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG - Campus Divinópolis

    Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura

    Departamento de Formação GeralCEFET-MG Divinópolis

    Doutor em Educação pela FaE-UFMG

  • Guilherme Gazzinelli Rohrmann, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Divinópolis
    Estudante do curso superior de Engenharia Mecatrônica. Bolsista de Iniciação Científica FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2020-09-03