FÁBRICA DE ENSINO EM INDÚSTRIA 4.0: PROPOSIÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIOS

Autores

  • Lorenna Fernandes Leal PPGEP, POLI-USP
  • Mariana Soares de Oliveira PPGEP, POLI-USP
  • Daniel Krás Borges da Silveira PPGEP, POLI-USP
  • André Luiz Maciel Santana Universidade Anhembi Morumbi
  • Antônio Carlos Gomes Junior FACENS
  • Diane Aparecida Reis PPGEP, POLI-USP
  • André Leme Fleury Universidade de São Paulo Escola Politécnica
  • Eduardo Zancul Universidade de São Paulo Escola Politécnica

Palavras-chave:

Fábrica de ensino, Indústria 4.0, Startup Garage Innovation Process, Design Thinking

Resumo

O termo Indústria 4.0 vem ganhando força desde 2011, quando foi cunhado na Alemanha. Desde então, diversas iniciativas pedagógicas e do mercado passaram a fomentar e disseminar a necessidade de alterações na forma como a tecnologia deve ser aplicada. Diante desse contexto, esta pesquisa se propõe a estruturar um modelo de negócios que permita a concepção sustentável de uma fábrica de ensino – a Fábrica do Futuro –, como um espaço útil tanto para a capacitação de graduandos em engenharia e profissionais atuantes na área, quanto para o desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas à Indústria 4.0. Para isso, foram aplicados princípios e métodos disponíveis no Ciclo de Inovação do Startup Garage Innovation Process. Desta aplicação, foram desenvolvidas diferentes propostas de serviço na fábrica de ensino. Uma dessas propostas, de um workshop de qualificação em indústria 4.0, foi testada por meio de um MVP. Os resultados indicam que a Fábrica do Futuro tem possibilidade de atender às demandas por estratégias práticas de ensino voltadas à Indústria 4.0.

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Publicado

2020-09-03