CONTRIBUIÇÕES DOS SOFTWARES NA APRENDIZAGEM DE ANÁLISE E CÁLCULO DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS

Autores

  • Henrique Scalcon Branchier Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Emanuele Amanda Gauer Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Betina Hansen Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palavras-chave:

Tecnologias. Ensino. Aprendizagem. Estruturas. Engenharia.

Resumo

A forma de ensino tradicional foi, por muito tempo, centrada em um modelo de conhecimento transmitido do professor para o estudante, que exercia um papel extremamente passivo. As novas tendências de ensino direcionam para a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação, as quais almejam um estudante mais participativo e autônomo na busca de seu conhecimento, explorando processos e soluções alternativas, resolvendo problemas de contexto profissional. O uso das simulações é uma possibilidade de melhoria no desempenho pessoal dos estudantes. Essa inserção tecnológica trouxe novos desafios, de modo que a universidade atenda a uma demanda de um ensino mais dinâmico através de ambientes virtuais de aprendizagem. Desta forma, o presente estudo aborda o uso dos softwares, em particular, a utilização de suas potencialidades, na análise de estruturas no curso de Engenharia Civil, durante o processo de aprendizagem. Procura-se, ainda, reconhecer as vantagens do uso dos softwares, em especial a ferramenta Ftool, na formação dos acadêmicos. A pesquisa teve como objetivo verificar o desenvolvimento dos estudantes na utilização das tecnologias e ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, analítica e experimental. Observou-se que a utilização de ferramentas tecnológicas durante o processo de aprendizagem de elementos estruturais é uma prática positiva, associa conceitos e métodos teóricos em uma abordagem realista. Entretanto, dos 45 estudantes analisados, cerca de 64,4% não atingiram nota mínima em seus relatórios e 44,4% reprovaram na disciplina em que a abordagem experimental foi realizada.

Biografia do Autor

  • Henrique Scalcon Branchier, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Graduado em Engenharia Civil (2018) pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). É Auxiliar Acadêmico no Laboratório Univates de Aprendizagem - Uniapren, desde 2014, na função de Monitor Discente, com experiência na área das Ciências Exatas - Matemática e Física.

  • Emanuele Amanda Gauer, Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre (2010) e Doutora (2015) em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de Geotecnia e de Estruturas. Atualmente, é professora adjunta do Curso de Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari – Univates.

  • Betina Hansen, Universidade do Vale do Taquari - Univates
    Doutora e mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Engenheira de Materiais, formada nesta mesma Universidade. Especialista em Docência no Ensino Superior (IERGS) e em Coordenação Pedagógica (Ulbra). Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari – Univates.

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Publicado

2021-03-12