TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS POR MONITORES DOS CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

  • Valquíria de França Abreu Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
  • Felipe Guilherme Oliveira-Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Salgueiro

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Programa de Monitoria, Tecnologias didáticas.

Resumo

O reconhecimento das tecnologias educacionais como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem é inquestionável e instiga a busca por elementos que auxiliem professores e alunos a utilizá-las de forma efetiva. À luz disso, este artigo discute a importância dos monitores como agentes favoráveis à consolidação do processo de ensino-aprendizagem por meio do uso de tecnologias educacionais. Para tanto, conduziu-se uma revisão bibliográfica consultando as bases de dados da Biblioteca eletrônica Scielo, Google Scholar, Revista de Ensino de Engenharia e os anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, no período entre 2012 e 2018. Foram utilizadas três palavras-chave: “Engenharia”, “Monitoria” e “Tecnologias Educacionais”. Os resultados revelam que, nos cursos de engenharia, as tecnologias educacionais coadjuvantes à atuação dos monitores são: a utilização de softwares matemáticos e de simulação, o uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, redes sociais (Facebook e Whatsapp) e o desenvolvimento de projetos tecnológicos e experimentos laboratoriais. Constatou-se que apesar das atividades de monitoria beneficiarem todos os envolvidos (professores-orientadores, monitores e estudantes), muitos estudantes ainda não valorizam as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pelos monitores, demonstrando pouco interesse em participar das atividades complementares e frequentar os encontros de monitorias regularmente.

Biografia do Autor

  • Valquíria de França Abreu, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão
    Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão. Possui interesse em pesquisas relacionadas à Educação em Engenharia e Gestão e Controle da Qualidade.
  • Felipe Guilherme Oliveira-Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Salgueiro
    Doutorando em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (PEI/UFBA), mestre em Engenharia Industrial (PEI/UFBA, 2017) e Engenheiro de Produção (UFAL/Campus do Sertão, 2016). Especialista em Engenharia da Qualidade (UCAM, 2019) e em Gestão de Pessoas (UFBA, 2018). Atualmente é Professor do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Salgueiro. Possui interesse por três grandes áreas de pesquisa: Engenharia de Produção, Educação em Engenharia e Avaliação da Educação Superior.

Downloads

Publicado

2020-09-03