SOBRECARGA COGNITIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINAS DO EIXO BÁSICO DAS ENGENHARIAS

Autores

  • Priscila Brentan Praxedes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Sobre Carga Cognitiva, Metodologias Ativas, Educação na Engenharia

Resumo

Neste artigo, será realizada uma reflexão sobre aplicação de metodologias ativas, em disciplinas do eixo básico das Engenharias da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), enfatizando a sobrecarga cognitiva ocorrida na implementação da nova Matriz Curricular da Escola Politécnica. Verificou-se que a escolha equivocada das atividades formativas e somativas contribuem para esta sobrecarga assim como a quantidade de avaliações somativas. A análise, demonstrou que é papel do professor encontrar a melhor metodologia ativa para contribuir no processo de aprendizagem do estudante, considerando a carga cognitiva intrínseca, evitando assim uma sobrecarga externa. Quando este equilíbrio é atingido, o estudante entende seu papel como o agente do processo de aprendizagem e consegue compreender como e onde deve chegar para atingir os resultados da aprendizagem ao final das disciplinas. Desta forma, não é gerada uma carga cognitiva desnecessária tanto ao estudante quanto ao professor.

Biografia do Autor

  • Priscila Brentan Praxedes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Priscila Brentan Praxedes é graduada em Engenharia Química (2009), pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (2013), pela Universidade Federal do Paraná. É docente na Universidade Católica do Paraná, desde 2013, onde ministra disciplina de Química dos Materiais, nos cursos de Engenharia da Escola Politécnica. Ganhadora do 2° Lugar do Prêmio Inova Inovação de Processos SENAI PR (2013) e Professor Destaque PUCPR (2018). Seus principais interesses são estratégias pedagógicas e práticas construtivas de aprendizagem no ensino de Engenharia. 

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Publicado

2020-10-06