FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE ENGENHARIA

Autores

  • Wilson Gorges Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Vanessa Terezinha Ales Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Gezelda Christiane Moraes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Metodologias ativas, ensino de engenharia, disciplinas profissionali-zantes.

Resumo

A engenharia é conservadora, e assim sendo, os professores das disciplinas profissionalizantes, em especial na área de estruturas, tendem a ser um grupo bastante conservador, céticos sobre possibilidades de novidades e mudanças, inclusive com relação aos processos de ensino-aprendizagem. Neste artigo, abordam-se as motivações e desafios dos estudantes e dos professores no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas do núcleo profissionalizante nos cursos de engenharia, bem como a formação do professor para o emprego de metodologias ativas no ensino destas disciplinas.

Biografia do Autor

  • Wilson Gorges, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Professor Adjunto, departamento de Engenharia Civil, área de Estruturas.
  • Vanessa Terezinha Ales, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Professora Adjunta, Escola Politécnica, Núcleo Comum.
  • Gezelda Christiane Moraes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Professora, Escola Politécnica, Núcleo Comum.

Downloads

Publicado

2020-10-06