USO DE ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PROJECT BASED LEARNING – PjBL) PARA ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA E REATORES HOMOGÊNEOS
Palavras-chave:
Reatores Homogêneos, Cinética Química, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Times, Metodologia AtivaResumo
O presente artigo descreve a experiência de implementação de um Projeto de Reator Ideal Homogêneo Isotérmico como estratégia de aprendizagem ativa na disciplina de Cálculo de Reatores I do curso de Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. O uso desta aprendizagem baseada em projeto (PjBL) vem sendo realizado e acompanhado há 3 anos (6 semestres). O projeto permeia à parte teórica da disciplina, seguindo paralelamente aos conceitos repassados. Neste artigo é apresentado um comparativo entre as seis vezes que o projeto foi realizado, com diferentes reações químicas e variáveis de processo, resultando em pontos prós e contras e melhorias na estratégia de aprendizagem.
Downloads
Publicado
2020-10-06
Edição
Seção
Artigos