INTEGRAÇÃO NO ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS E DE PROGRAMAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Karoline Guedes Universidade Estadual de Maringá
  • Antonio Henrique Meira Universidade Federal do Paraná campus avançado em Jandaia do Sul
  • Carlos Roberto Beleti Junior Universidade Federal do Paraná campus avançado em Jandaia do Sul
  • Juliana Verga Shirabayashi Universidade Federal do Paraná campus avançado em Jandaia do Sul

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Integração curricular, Programação e Matemática.

Resumo

A integração curricular das disciplinas em cursos de Engenharia pode ser fundamental para o processo de aprendizado, pois compreendendo a importância de tais disciplinas, o estudante tende a ter um maior comprometimento e engajamento. Assim, a integração de disciplinas como Algoritmos e Programação de Computadores às disciplinas Matemáticas da grade curricular do núcleo base de cursos de graduação de Engenharia, pode ser uma forma de melhorar o ensino e aprendizagem, consequentemente otimizando o desempenho dos estudantes em tais disciplinas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sistemática sobre a interdisciplinaridade em disciplinas nos cursos de Engenharia a partir de periódicos e bases de dados nacionais. Embora este assunto seja de grande relevância, existem ínfimos trabalhos e pesquisas que destacam a interdisciplinaridade ou integração curricular existente em cursos de graduação, principalmente em cursos de Engenharia.

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Publicado

2021-01-28