O PANORAMA TECNOLÓGICO DE TELHADOS VERDES NO BRASIL

Autores

  • Maysa de Araújo Rocha Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, campus de São José dos Campos.
  • Mateus Ricardo Nogueira Vilanova Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Engenharia Ambiental (DEA)

Palavras-chave:

cidades sustentáveis, edificações sustentáveis, mercado, ensino.

Resumo

Telhados verdes são uma tecnologia reconhecidamente eficaz para contribuir com a sustentabilidade de cidades. Apesar desta eficácia, a tecnologia de telhados verdes ainda é pouco utilizada e conhecida no Brasil. Este artigo apresenta um estudo sobre o mercado e o ensino superior da temática de telhados verdes no Brasil. Dois questionários foram elaborados e aplicados de forma online, sendo um para empresas do ramo e o outro para cursos de Engenharia Civil e Arquitetura de universidades públicas brasileiras. Os resultados da análise destes questionários permitiram concluir que as empresas brasileiras utilizam material nacional para a construção de telhados verdes, sendo os telhados extensivos os mais procurados. Os vegetais que compõe estes telhados são selecionados conforme as características da região, sendo irrigados por meio de gotejamento. O custo médio dos telhados verdes no Brasil é da ordem de US$ 82 por m², e os benefícios estéticos e indiretos da tecnologia são valorizados pelos consumidores. Em termos acadêmicos, o tema ainda é pouco explorado nos cursos do Brasil, apesar de haver uma grande demanda por parte dos alunos pela sua inserção nas grades curriculares.

Biografia do Autor

  • Maysa de Araújo Rocha, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, campus de São José dos Campos.
    Graduação em andamento em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia, campus de São José dos Campos. Pesquisadora (iniciação científica) do Grupo de Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica Aplicadas. Desenvolve pesquisas na área de cidades sustentáveis.
  • Mateus Ricardo Nogueira Vilanova, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Departamento de Engenharia Ambiental (DEA)
    Graduado em Engenharia Hídrica (2005) e Mestre em Engenharia da Energia (2008) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Doutor em Engenharia Mecânica (2012) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG). É Professor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia (São José dos Campos), UNESP. Líder do “Grupo de Recursos Hídricos, Hidrologia e Hidráulica Aplicadas”. Atua nas áreas de recursos hídricos, hidrologia, hidráulica e energia.

Downloads

Publicado

2020-10-06