ESTUDO DE CROSSTALK EM PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO VIA KIT DIDÁTICO

Autores

  • Pablo Dutra da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Giovane Rodrigues de Oliveira Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Melsi Floriani Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Compatibilidade Eletromagnética, Crosstalk, Kit Didático, Placas de Circuito Impresso, Suporte à Aulas de Laboratório

Resumo

Uma nova proposta de kit didático para estudo de crosstalk em placas de circuito impresso (PCI) é apresentada no presente artigo. O referido kit tem diversos atributos que o tornam atraente para a utilização em cursos acadêmicos e em treinamentos dos mais variados níveis educacionais: do ensino técnico a pós-graduação. Dentre os atributos citamos o baixo custo do kit, o baixo custo da estrutura laboratorial para a utilização deste, o pequeno peso e volume, colocando-o como opção para cursos de educação a distância. Além desses atributos físicos há os atributos didáticos que são a possibilidade de estudo do crosstalk em PCI em dez diferentes arranjos de trilhas proporcionando o estudo da influência da distância entre as trilhas, largura das mesmas e do comprimento no problema de crosstalk de forma individualizada. Além disso, permite a análise de cada uma das situações com duas frequências de excitação diferentes dos arranjos mantendo o tempo de transição entre níveis lógicos igual. Isso é uma característica positiva do ponto de vista didático pois desmistifica a importância da frequência fundamental no projeto visando a Compatibilidade Eletromagnética. A flexibilidade e possibilidades não terminam por aí, ainda há a possibilidade de excitar os arranjos com sinais externos ao kit e o de testar medidas corretivas pós projeto como, por exemplo, a adição capacitor para a redução da interferência. Esta proposta tem por objetivo apresentar uma solução para o contexto de raras atividades práticas em cursos da temática de Compatibilidade Eletromagnética oportunizando atividades motivadoras e que proporcionam um aprendizado mais significativo. Os resultados apresentados demonstram que, tanto o estudante quanto o professor têm a oportunidade de criar um ambiente de aprendizado que vai além da simples relação teoria-prática desenvolvendo intuição nas melhores práticas de projeto de produtos eletrônicos.

Biografia do Autor

  • Pablo Dutra da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina
    Pablo Dutra da Silva - Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2004. Mestre em Engenharia Elétrica, área de concentração circuitos e sistemas integrados, na UFSC em 2006. Atua como Professor no Instituto Federal de Santa Catarina desde 2015 lecionando para cursos técnicos e atualmente com dedicação ao curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do campus Jaraguá do Sul – Rau. Em 2017 termina na 2ª colocação no Prêmio IFSC de Inovação na categoria sala de aula pelo trabalho realizado na Unidade Curricular de Projeto Integrador I – Iniciação Científica e em 2019 Recebe junto aos seus orientados um aporte financeiro para a realização de projeto de inovação tecnológica por ter terminado o Prêmio IFSC de ideias inovadoras entre as 8 melhores equipes. Trabalhou no desenvolvimento de produtos eletrônicos por 7 anos entre indústria de semicondutores e de eletrônicos em geral. Atua como docente há, aproximadamente, 6 anos. Quase todos com o ensino de engenharia onde atua com educação baseada em projetos e outras metodologias ativas de ensino e com avaliação processual.
  • Giovane Rodrigues de Oliveira, Instituto Federal de Santa Catarina

    Atualmente é graduando em Engenharia Elétrica, pela Instituto Federal de Santa Catarina no Câmpus Jaraguá do Sul - Rau. Realizou pesquisa na área de eletrônica para elaboração de kit para estudo de compatibilidade eletromagnética. Além disso, atuou como monitor de cálculo e álgebra linear e, projeto de extensão pesquisando potencialidades para extensão na região de Jaraguá do Sul – SC. Assuntos de interesse: compatibilidade eletromagnética, crosstalk, integridade de sinal.

  • Gustavo Melsi Floriani, Instituto Federal Catarinense

    Atualmente é graduando em Engenharia de Computação, pelo Instituto Federal Catarinense no Câmpus São Bento do Sul. Realizou pesquisa na área de eletrônica para elaboração de kit para estudo de compatibilidade eletromagnética. Assuntos de interesse: compatibilidade eletromagnética, eletrônica, programação.

Downloads

Publicado

2021-01-28